17:10Risco de rebaixamento

Do portal Bem Paraná

Paraná corre risco de perder ‘selo’ de bom pagador e ter nota rebaixada por Tesouro Nacional

O Paraná corre o risco de ter a nota de bom pagador rebaixada. Se isso ocorre, o Estado perde o direito de obter empréstimos com garantias do governo federal. Essa é a conclusão apresentada pelo relatório do Tesouro Nacional, divulgado nesta quarta-feira, 14, que atribiu ao governo do Paraná a nota B, com chances de rebaixamento.  O Paraná e outros seis estados estão com a mesma classificação e recomendação: Acre, Pará, Paraíba, Piauí e São Paulo.

“Para esses estados, faz-se necessário esforço maior em aumentar a receita e cortar gastos”, diz o documento.

A crise fiscal que atinge o governo de vários estados brasileiros fez com que neste ano 17 deles perdessem o direito de obter esse selo de “bom pagador”, emitido pelo Tesouro Nacional por meio de notas, com base na análise da saúde financeira de cada governo estadual.

Os estados com nota A e B tem aval para obter empréstimos de bancos e outras entidades com garantia do governo federal. Os estados com nota C e D não ganham o mesmo benefício pelo elevado risco de não honrarem as dívidas.

De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira, o único estado com nota A é o Espírito Santo.

As piores avaliações estão em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com três com nota D.

Uma ideia sobre “Risco de rebaixamento

  1. Oto Lindenbrock Neto

    Interessante…o atual governador, o rato de dentinhos afiados não tem nada a dizer? Afinal o rato pertencia ao governo anterior, o autor da irresponsabilidade. Ou vão culpar os comunistas paranaenses? Afinal, com Beto e seus ratos amestrados nunca houve o risco de que isso aqui virasse uma Venezuela, não é mesmo? O melhor estava por por vir. E veio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>