17:05Cativeiro sem fim

Do jeito que veio:

Convidamos para o evento de lançamento do livro “Cativeiro sem fim: As histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil”, de autoria do jornalista Eduardo Reina, que acontecerá no próximo dia 15 de agosto, às 9 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR.
Organizado pelo Instituto Vladimir Herzog e prefaciado pelo jornalista Caco Barcelos, o livro apresenta a história de crianças e adolescentes que foram sequestrados durante a ditadura militar no Brasil. A obra do jornalista Eduardo Reina é resultado de extensa investigação, na qual ele descobriu 19 casos de sequestro de filhos de militantes de esquerda ou de pessoas contrárias ao regime ditatorial – 11 ligados diretamente à Guerrilha do Araguaia e outros oito no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Paraná e no Mato Grosso. Com a ajuda de militares, funcionários públicos, funcionários de instituições e de cartórios, as vítimas foram entregues a famílias de militares e a pessoas ligadas aos órgãos de repressão. Algumas ainda procuram seus pais biológicos, e outras continuam desaparecidas, mas seus familiares contam suas histórias. O livro é antes de tudo um registro dos atos praticados por agentes da repressão aos movimentos de resistência à ditadura brasileira e demonstra o terrorismo cometido pelo Estado durante o período.

cativeirosemfim
O evento contará com palestra de Eduardo Reina e apresentação do Projeto de Pesquisa “Memória e História dos Anos de Chumbo”, coordenado pelo Prof. Luis Fernando Lopes Pereira (UFPR), que pretende reunir um grupo de jovens pesquisadores visando dar visibilidade à memória do período no Estado do Paraná, resgatando personagens periféricos e ainda não contemplados pelos estudos já realizados.
Contamos com a presença de todos e todas!

Dia 15 de agosto – 9 horas – Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR (Prédio Histórico, Praça Santos Andrade, 1º andar)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.