8:00Forte, reação do STF desagrega apoio a Deltan e a métodos da Lava Jato na PGR e no Judiciário

Da coluna Painel, na FSP

A montanha se move Não foram poucos nem discretos os sinais enviados pelo STF, nesta quinta (1º), indicando que a crise aberta pelo vazamento de mensagens da Lava Jato subiu de patamar. O impacto dos reveses impostos pela corte à Receita e aos que pretendiam restringir as apurações do hackeamento à Justiça Federal foi sentido de imediato. A resposta do Supremo desagregou o apoio a Deltan Dallagnol na PGR, e, no Judiciário, aos métodos da operação. O clima para os procuradores nunca foi tão pesado.

Em chamas “Canalhas!”, exclamou um ministro em mensagens a pessoas próximas após reportagem publicada pela Folha e pelo The Intercept mostrar que o chefe da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol, estimulou um cerco ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, em 2016.

Pessoal A mulher de Toffoli teve o sigilo quebrado pela Receita. Os dados vazaram. O mesmo ocorreu com o casal Gilmar Mendes e Guiomar.

Prepara O chefe do Fisco, Marcos Cintra, foi avisado de que, se não entregar de maneira pormenorizada a lista de servidores que acessaram os sigilos de agentes públicos e a justificativa legal para a devassa, o órgão —e não só os auditores— vai entrar na mira do STF e de outros tribunais.

Que fase Na semana que vem o plenário do TCU vai julgar o mérito do bônus de eficiência da Receita. O processo foi pautado pelo ministro Bruno Dantas e pode levar a uma perda de cerca de R$ 3 mil nos salários de auditores.

Não tá comigo! A reportagem que revelou mensagens de Deltan sobre Toffoli fez com que integrantes da PGR se distanciassem do procurador e lembrassem que não foram poucos os embates de Brasília com a força-tarefa do Curitiba motivados pela desenvoltura com que ela extrapolava suas atribuições.

Subiu Aliados da procuradora-geral, Raquel Dodge, apostam que ela só agirá contra Deltan se for provocada pelo Supremo. A cúpula da PGR, que já havia sido informada de que apuração contra investigador de Curitiba seria retomada no Conselho Nacional do Ministério Público, agora prevê punição a ele.

Orelha quente O nome do presidente do Coaf, Roberto Leonel, foi muito citado em Brasília. Auditor da Receita, ele atuou na Lava Jato de Curitiba e, depois, foi promovido por Sergio Moro (Justiça).

Compartilhe

3 ideias sobre “Forte, reação do STF desagrega apoio a Deltan e a métodos da Lava Jato na PGR e no Judiciário

  1. Jose

    Está ficando divertido…
    O STF está pra lá de exposto e vai continuar a mostrar onde está o autoritarismo que este povo todo diz estar do outro lado.
    A começar por esta aberração do inquérito das “fakenews”, que jamais poderia ser feito por eles.
    Há muito o STF se afastou do seu único dever e se tornou só mais uma instância para livrar poderosos.
    Vai usar conversas obtidas ilegalmente para atacar a lava jato? Se for assim, tortura também terá que ser aceita como método para obter confissões.
    Os imbecis de sempre, vão continuar aplaudindo, uns por cegueira, outros por inveja, mas só perceberão o erro quando for pra lá de tarde.

  2. SERGIO SILVESTRE

    HIHIHIHIHI o riso de um começo de AVC do José ai ou sei lá o nome desse pilantra,que deve ter cagaço de se mostrar ou covardia de dar seu CPF.
    O supremo livra sim os poderosos e mantem a democracia funcionando,já esses bandoleiros de Cúritiba tinha um projeto paralelo de poder e um jeito de ficar bilionários.Megalomaníacos safados.

  3. Jose

    Silvestre, fica tranquilo. Estou muito bem de saúde.
    Jamais passaria meu CPF para vc, o risco seria grande de virar laranja, esta tua atividade vertical é muito arriscada…
    Quanto ao STF, quem ri por último ri melhor…
    Aliás, só um comentário para vc pensar: Sérgio Moro diz que vai apagar tudo, aí os imbecis saem gritando: “absurdo”, “ilegal” e outras coisas mais.
    Os espertos todos agora não podem destruir mais nada, como fizeram na Castelo de Areia.
    Mas o esperto é você, não é mesmo “Costinha”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.