9:36Motivos para um impeachmant

por Claudio Henrique de Castro

Aos fatos, depois ao direito.

– Uma eleição montada sobre fakenews, com milhões de disparos nas redes sociais de forma ilegal, e ainda sem o julgamento da burla às eleições.

– Um juiz que se transforma em ministro numa vitória eleitoral garantida, dentre outras coisas, pela galvanização de notícias de depoimentos e acordos de delação que deveriam ser sigilosos, com a seletiva escolha de notícias para divulgar na mídia às vésperas das eleições.

Para um impeachment do presidente, são necessários alguns elementos políticos.

Primeiro, é necessário um acordo com o vice-presidente, o que é relativamente fácil. Contudo, a votação é no Congresso e no tapetão no Supremo Tribunal Federal. Isso dificilmente acontecerá tendo em vista o maciço apoio das bancadas evangélicas que, em breve, transformarão o Brasil num estado teocrático.

Outro fator importante é o apoio dos donos da opinião pública brasileira, isto é, dos canais de televisão e dos jornalões. O que também é difícil diante de uma parcela dos proprietários serem da ampla base religiosa.

Uma parte das elites (do atraso) devem também concordar com a deposição do presidente. Isso também é complicado pois há políticas fortes de incentivo a favor do garimpo, do desmatamento e da liberação dos agrotóxicos de forma desenfreada para os que são protegidos pela bancada ruralista.

Mais: o forte apoio dos bancos e investidores internacionais que já festejam a reforma da previdência e a venda das estatais brasileiras. Sempre com a garantia, é claro, dos setores militares sob o rótulo de manutenção de lei e da ordem.

Portanto, trata-se de um apoio dos setores evangélicos baseados no congresso nacional, de parte do empresariado rural, dos setores do agronegócio despreocupados com a biodiversidade, das elites dos banqueiros e de grupos internacionais petrolíferos.

Por último, a barreira do Poder Judiciário, que diz amém a várias medidas que estão sendo tomadas.

Passadas essas barreiras institucionais, em nome da moralidade e do combate da corrupção, quais seriam as razões de um possível  impedimento?

Consulte-se o art. 4º, incisos I a VIII da Lei 1.079/1950, e de forma, simples vamos aos fatos:

– Encobrimento institucional do caso do assessor Queiroz; reiteradas declarações que atentam contra o livre exercício dos poderes constitucionais do Estado; nomeações nepotistas; uso da máquina pública com fins privados, em desfavor da probidade da administração, declarações abertamente a favor das torturas e crimes realizados no regime militar e, a cada dia, novos devaneios e declarações catastróficas.

Na fragilíssima democracia brasileira, qualquer motivo é um forte motivo.

Contudo, os maganos do andar de cima não permitirão tal investida contra um presidente legitimamente eleito que está transformando o Brasil em algo nunca antes visto, no pior sentido da palavra.

Compartilhe

6 ideias sobre “Motivos para um impeachmant

  1. Franco

    Vejamos:
    a) “Encobrimento institucional do caso do assessor Queiroz” – uma caso para a polícia e a justiça do RJ. Se o Sr. conseguir provar o encobrimento institucional (federal), corra para o MP/RJ;

    b) “reiteradas declarações que atentam contra o livre exercício dos poderes constitucionais do Estado” – me acorde quando essas “reiteradas declarações” se transformarem em declarações consistentes (independentemente de interpretação), ou ainda mais, me acorde quando isso se transformar num mísero fato concreto;

    c) “nomeações nepotistas” – vc está falando da intenção de nomear o 03 Embaixador? Se é isso, o cargo é político, o Sr. deveria saber que, tecnicamente, não seria “nepotismo”;

    d)”uso da máquina pública com fins privados, em desfavor da probidade da administração” – o helicóptero? OK, vamos também retirar todos os pulhas do STF , da Câmara e o k7 que usam carros, aeronaves e o escambau com fins particulares. Se o Presidente da República não pode, ngm pode…

    e)”declarações abertamente a favor das torturas e crimes realizados no regime militar” – isso é grosseria e falta de bom senso. Quando o Lula/Dilma elogiavam Cuba – Venezuela – Guerrilha do Brasil, ngm falava em impeachment por causa disso. Há de se ter noção de discurso político e prática institucional;

    f)”a cada dia, novos devaneios e declarações catastróficas”. – Sério que o Sr. acha isso motivo de afastamento? Sério mesmo?

    Conclusão: Patati patatá….piriri pororó… blá blá blá…
    (Esses guerreirinhos contra o fascismo imaginário estão demais)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.