16:26O presidente da República, o da OAB e o desaparecido na ditadura

O Antagonista

Felipe Santa Cruz diz que família quer saber de Bolsonaro sobre morte do pai

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, afirmou que a família dele e de outros desaparecidos políticos durante a ditadura querem saber o que Jair Bolsonaro sabe sobre os casos.

Em nota, ele disse que as declarações do presidente, mais cedo, sobre Fernando Santa Cruz, demonstram “a crueldade e a falta de empatia”.

“O mandatário da República deixa patente seu desconhecimento sobre a diferença entre público e privado, demonstrando mais uma vez traços de caráter graves em um governante: a crueldade e a falta de empatia. É de se estranhar tal comportamento em um homem que se diz cristão. Lamentavelmente, temos um presidente que trata a perda de um pai como se fosse assunto corriqueiro – e debocha do assassinato de um jovem aos 26 anos”, diz nota de Felipe Santa Cruz.

“Meu pai era da juventude católica de Pernambuco, funcionário público, casado, aluno de Direito. Minha avó acaba de falecer, aos 105 anos, sem saber como o filho foi assassinado. Se o presidente sabe, por ‘vivência’, tanto sobre o presente caso quanto com relação aos de todos os demais ‘desaparecidos’, nossas famílias querem saber.”

Pela manhã, Bolsonaro disse saber como Fernando desapareceu durante a ditadura. “O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco, e veio a desaparecer no Rio de Janeiro”, disse, sem dar mais detalhes.

Comissão de mortos e desaparecidos vai pedir explicações a Bolsonaro

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos vai pedir explicações a Jair Bolsonaro por ele ter dito que tem informações sobre o desaparecimento do pai de Felipe Santa Cruz, o atual presidente da OAB, registra a Folha.

Fernando Santa Cruz desapareceu no Rio em 1974, aos 26 anos, e depoimentos indicam que ele tenha sido assassinado com outros ex-integrantes da organização de esquerda Ação Popular.

“É muito grave essa declaração. [Bolsonaro] está transformando um dever oficial, que é dar informações aos familiares, que ele já deveria ter cumprido, em uso político contra um crítico do seu governo”, disse a procuradora Eugênia Augusta Gonzaga, presidente da comissão.

OAB repudia declaração de Bolsonaro sobre pai de Felipe Santa Cruz

Em nota, a OAB afirmou que as declarações de hoje de Jair Bolsonaro sobre Fernando Santa Cruz, pai do atual presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, são “manifestações excessivas e de frivolidade extrema”.

“A Ordem dos Advogados do Brasil, órgão supremo da advocacia brasileira, vai se manter firme no compromisso supremo de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, e os direitos humanos, bem como a defesa da advocacia, especialmente, de seus direitos e prerrogativas, violados por autoridades que não conhecem as regras que garantem a existência de advogados e advogadas livres e independentes.”

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.