9:03Distribuidores de penico

Por Dirceu Pio

Era um caminhão de carroceria alta, gradeada, sem lona para mostrar a carga: penicos, apenas e exclusivamente penicos !

Eu acabara de visitar, a serviço da Agência Estado, o jornal da Família Collor em Maceió (AL) e ao sair do prédio, em companhia de um dos editores, topei com o caminhão estacionado ao lado do meu carro.

Ao perceber minha cara de espanto ao observar aquela carga inusitada, o editor explicou:

– O patrão está em campanha para o Senado e essa carga faz furor no agreste, para onde esse caminhão seguirá daqui a pouco…

O patrão, claro, era Fernando Collor de Mello que concorria a um cargo eletivo pela primeira vez após a renúncia. Deve ter faltado penico, porque daquela vez não se elegeu !

EM BRASÍLIA

A imagem me persegue deste então: homens engravatados chegando a Brasília para ocupar cargos na Câmara, no Senado, nos gabinetes e palácios após uma farta distribuição de penicos nos grotões nordestinos.

Como são poderosos esses distribuidores de penico: nos últimos 30 anos, três deles ocuparam a presidência da República; nos últimos 15 anos, dois deles ocuparam a presidência do Senado e dois deles – um presidente da República e um presidente do Senado – afrontaram o STF.

E como são corruptos ! Quase todos os escândalos que abalaram a república brasileira nos últimos 40 anos, desde o famoso Escândalo da Mandioca, passando pelos Anões do Orçamento, pelo assalto à Petrobras, pela roubalheira na Odebrecht (nascida na Bahia), tem sempre um distribuidor de penico na coordenação e um punhado deles na rapinagem…

O sujeito que escondeu dinheiro na cueca deve ter distribuído muito penico no Ceará e o sujeito que lotou um apartamento de malas de dinheiro distribuía penicos na Bahia…

GRANDE UTILIDADE

O penico é um objeto muito útil para as famílias do Agreste que ainda não foram apresentadas a um vaso sanitário. O triste é ver que, a depender da maioria dos políticos nordestinos, nunca serão apresentadas…

Em outra viagem ao Nordeste, no final dos 1990, então pelo jornal Gazeta Mercantil, sou informado que no sertão cearense, os políticos boicotam a abertura de poços artesianos em regiões promissoras, pois sabem que água farta é sinônimo de prosperidade e liberdade…e seca sempre foi sinônimo de miséria e submissão…

Em outras palavras, a água e fartura são parceiras do vaso sanitário e seca e miséria, parceiras do penico….Enquanto o vaso sanitário liberta, o penico oprime e escraviza…

UM SÍMBOLO DA QUALIDADE

Não, não podemos dizer que o penico seja um símbolo da população nordestina…o penico é sim um símbolo da qualidade da maioria dos políticos nordestinos…

Nessa batalha campal pela reforma da Previdência, o Brasil que deseja o fim do desemprego e a retomada do desenvolvimento tropeça a todo instante nos penicos nordestinos….

Foram eles que barraram até agora a inclusão de estados e municípios na Reforma…eles não querem reformar nada, pois estão satisfeitos com o estado calamitoso das contas públicas e sabem que em última instância a União os socorrerá…

E quando surge um presidente que resolve afrontá-los, protestam, ameaçam, fazem cara feia e beicinho….Têm saudade de Lula e Dilma, por certo…

Neste instante, o distribuidor de penico que se elegeu governador da Bahia ameaça boicotar a votação do segundo turno da reforma da previdência em represália ao discurso “ofensivo” de Bolsonaro ao povo nordestino…

Distribuir penico deve fazer mal ao caráter que nunca tiveram !

 

Compartilhe

7 ideias sobre “Distribuidores de penico

  1. Carla

    Penico é meu cérebro por ter lido esse texto que ate comecou interessanta, mas que mais uma vez só tinha o objetivo de defender um presidente misógino, homofobica e louco. Se o Bozo for aos pés publicamente em um penico, o Dirceu Pio estará lá para exalta-lo. Que vergonha!

  2. Raphael Junqueira

    Belo texto! Expressa metaforicamente o que realmente acontece lá pra cima!
    A indústria da seca, a bênção do analfabetismo, as amarras das “bondades” estatais!!!!

  3. Oto Lindenbrock Neto

    Dirceu Pio sabe das coisas! Esse país só irá pra frente quando nos livrarmos do nordeste. Podíamos doar pra Cuba ou Venezuela. Tanto faz. Aliás, poderíamos separar PR e SC do resto do Brasil. O RS não serve. Está quebrado. Aqui ficaríamos com nossos magníficos políticos. Gente do porte de Alexandre Cury, Nelson Justus, Belinatti, Romanelli, Boca Aberta, e é claro a cereja do bolo, a família Richa…tem outros antigos como Onaireves Moura e Aníbal Khouri. A diferença é que os nosso sarneys usam roupas de grife e fingem que falam inglês.

  4. Franco

    A Carlinha está p… da vida porque ouviu verdades. O velho Nordestão sempre foi um grande celeiro de políticos pulhas e canalhas. Eles se aproveitam da miséria para construir seus impérios. Políticos são seres cruéis, os do nordeste então…
    Calma “Carla”… calma. Bolsonaro foi eleito APESAR de todo o terror que os políticos do NE fizeram. Disseram que se ele fosse eleito, iria acabar com o bolsa família, por exemplo.
    Acho que vc não entendeu o texto… achou que era uma defesa de Bolsonaro… Leia de novo, e de novo, até entender que se trata de uma análise dos mecanismos que fazem o nordeste brasileiro não ter nem 10% de atendimento de saneamento básico. Tente Carla, tente. E peça um penico para o Rui (B)Costa

  5. SERGIO SILVESTRE

    Eu acho que penico é quando o PIO adentra precisando agachar entre os batentes da sua sala,noto sim um certo preconceito engarrafado e um tipo de BOZO sem mandato querendo justificar um governo como o tal.Não sei se ele conhece Minas,Rio,Parana e São Paulo onde se rouba tudo que o povo produz.
    Quer comparar,vou citar 4 e voce diga se no nordeste tem alguem pior,Aécio,Cunha,Cabral,Beto Richa vai mais alguns tá,Serra,Temer ….nossa~são centenas deles.

  6. Jose

    E você votou no temer duas vezes silvestre, não tem moral nenhuma para criticar voto de ninguém.
    Hipócrita.

  7. Franco

    Silvestre agora é defensor de Sarney, Renan Calheiros, ACM (in memorian), Collor, Ciro Gomes e um monte de outros b… que eu não estou a fim de lembrar. Silvestre, uma Gleisi sem mandato…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.