18:01Servidores ocupam a Assembleia e dizem que só saem após nova proposta de reajuste

Do Bem Paraná

Centenas de servidores ocuparam na tarde desta terça-feira (9) as galerias do plenário da Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, em Curitiba. A categoria, em greve há 15 dias, realizou um ato com cerca de 10 mil pessoas, boa parte vinda do Interior do Estado em caravanas organizadas por sindicatos. Em protesto por reajuste nos salários congelados há 3 anos, os servidores passaram entoar gritos contra o secretário Renato Feder, da Educação.

A ocupação ocorreu logo após discurso do deputado Ricardo Arruda (PSL), que defendeu a proposta do governo, de reposição de 5,09% parcelado até 2022. Arruda também comparou os salários dos deputados ao dos servidores, alegando que os parlamentares estão há quatro anos sem reajuste.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), chegou a suspender a sessão por alguns minutos, após servidores forçarem as portas do plenário, quando já era o deputado Tadeu Veneri (PT) quem discursava na tribuna. A sessão foi retomada quando os servidores se acomodaram nas galerias, mas a sessão foi “acelerada” para em seguida ser encerrada com as votações da ordem do dia. A sessão acabou por volta às 16h35.

Todas os acessos ao plenário da Casa foram fechados, e os deputados e funcionários da Assembleia ficaram impedidos de sair.

Após provocar uma reação de servidores, o deputado Ricardo Arruda saiu antes da invasão. Os demais deputados permaneceram ilhados no plenário. Após o fim da sessão, os parlamentares conseguiram deixar o local normalmente. Alguns funcionários da Assembleia ficaram nervosos com a situação.

Mesmo com a saída dos deputados do plenário, servidores gritavam “sem a data base da Alep ninguém sai”.

Funcionários da Assembleia retiraram os profissionais da imprensa que estavam registrando a situação, alegando questões de segurança. Sem a presença da imprensa, os servidores permaneceram nas galerias.

A sessão desta quarta-feira (10) está marcada paras às 9 horas e é para ser a última antes do recesso parlamentar, mas, por enquanto, não há perspectiva de que os servidores saiam das galerias da Assembleia. É possível que a ocupação permaneça. Mutos dizem que só saem quando o governo apresentar uma proposta.

O deputado Tadeu Veneri disse ao fim da sessão que a confusão só ocorreu após a manifestação do deputado Ricardo Arruda. “Uma manifestação até bastante tranquila do ponto de vista dos servidores, que tentavam fazer suas reivindicações, eles (servidores) estavam nas galerias, mas infelizmente houve a meu ver uma manifestação talvez não adequada do deputado Arruda que ao fazer um comparativo de salários e dizer que os salários dos servidores estavam acima, em termos de reajustes nos salários, dos deputados. Isso não é correto. Os ânimos que já estavam acirrados se transformaram em uma grande confusão”, disse.

Compartilhe

2 ideias sobre “Servidores ocupam a Assembleia e dizem que só saem após nova proposta de reajuste

  1. Chiquinho

    Cadê o deputado Ney Leprevost que em 2015 subiu no caminhão pra defender os professores???????
    Chama o deputado Francischini pra salva-guardar o plenário e os deputados…… Cadê todos, agora não querem se posicionar????? O que mudou????

  2. Investigador de polícia

    O governo foi invadido por milhares de comissionados apadrinhados pelos secretários, pelos deputados e pelo próprio governador. Para fazer os paranaenses acordarem para o desgoverno do Ratinho, os servidores deram o troco. Invadiram a Assembléia. Nossa causa é nobre. É contra a velha política e a favor de um serviço público de mais qualidade. Julgue você mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.