21:06Sérgio Luiz, adeus

img 001454

O locutor Sérgio Luiz

por Célio Heitor Guimarães

Com o falecimento, no domingo, de Sérgio Luiz (Picchetto), aos 83 anos, apaga-se uma das últimas estrelas da constelação de pioneiros do rádio e da TV do Paraná. Ele foi um dos melhores locutores do rádio e da TV paranaenses. Nascido no Rio de Janeiro, ingressou na atividade radiofônica em São Paulo, na Rádio América, como funcionário do departamento comercial. Veio para Curitiba em 1952 e foi admitido na Rádio Guairacá, ainda para tratar da publicidade. A velha e tradicional “Voz Nativa da Terra dos Pinheirais”, instalada na Rua Barão do Rio Branco, sobre a loja Hermes Macedo, tinha no elenco nomes como Aluízio Finzetto, Ivan Curi, José Wanderley Dias, Elon Garcia, Lourival Portela Natel, Rocha Braga, João Feder, Júlio Xavier Viana, Euclydes Cardoso e Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, entre outros. Ali, Sérgio foi também auxiliar de discotecário e só chegou ao microfone em 1954. Então, Sérgio Picchetto virou Sérgio Luiz, com o Luiz emprestado do nome do pai. Não demorou a tornar-se chefe dos locutores da emissora.

Quando a televisão nasceu em Curitiba, no final de 1960, Aluízio Finzetto levou Sérgio para a TV Paraná, primeiro como locutor de cabine, depois como noticiarista, apresentandor inicialmente, do Diário do Paraná na TV e, depois, do Telemanchetes Móveis Cimoe também do Telenotícias Transparaná, os principais noticiosos do então Canal 6, integrante da cadeia dos Diários e Emissora Associados.

Com dicção perfeita, sóbrio e leitura correta, Sérgio Luiz conquistou os ouvintes e telespectadores e tornou-se uma das figuras símbolo do vídeo curitibano.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sérgio Luiz, adeus

  1. marcos

    È uma pena!!!!1 tenho lido vários textos sobre o Sergio Luiz….mas todos omitiram a grande contribuição do Sergio com o Programa o HOMEM E A TERRA…. Comunicação rural que ele desenvolvia na EMATER e com grande audiência na população rural por mais de 30 anos!!!! Vamos fazer uma LOUVAÇÃO para quem merece ser Louvado….Grande Sergio Luiz….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.