16:03Ao mestre, com carinho

De Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário

QUINTO ANO, fim de curso, prova final da matéria que não me entrava na cabeça, fundamental para a profissão que iria exercer. O professor presente, severo, distante, autoridade nacional respeitada, consultada por ministros e legisladores. Entrego a prova, seja o que Deus quiser, tenho dependência – a recuperação de hoje – do ano anterior. Estou desenganado.

O professor dá uma olhada na folha de prova e me alcança já na porta de saída. “Vem cá, vamos conversar”. Pensei, conversar o quê, nunca cheguei perto dele, aquela entidade do Olimpo jurídico. “Já vi que você conhece mais português que Direito, então deixe-me falar um pouco das duas áreas, da sua e da minha”. Surpresa, a montanha desce a Maomé.

“Veja bem” – ele agora quase na mesma altura, uns 20 centímetros acima. “Você escreve ‘substabelecer para’. Errado, inverteu os objetos. O verbo é transitivo direto-indireto: você substabelece alguém nos poderes”. Nunca esqueci, vejo o erro nos melhores advogados. De longe, sem nunca conversar, sempre aprendi com o professor.

Ele se foi ontem, aos 89, deixando o legado de cientista, professor, juiz e advogado respeitado, com admiração. Em todas continuou nos ensinando nos livros, nas palestras, nos textos profissionais e acima de tudo no exemplo. Falamos pouco, quase nada, em 50 anos. Mas até hoje dialogo e aprendo com Egas Dirceu Moniz de Aragão.

Compartilhe

2 ideias sobre “Ao mestre, com carinho

  1. Célio Heitor Guimarães

    Somos os dois admiradores do prof. Egas, Rogério. Figura maiúscula, embora de difícil trato. Mas sabia muito e levava o magistério a sério. Até demais. Também deixou-me em dependência. Lembro-me da primeira aula, ainda no 4º ano. Disse-nos que durante o seu professorado suas ausências poderiam ser contadas nos dedos de uma mão. Nos dois anos, deixou de dar apenas duas aulas, que compensou nas aulas seguintes. Foi o patrono de nossa turma, em 1965.

  2. Antonio

    Rogério, muito obrigado pelas suas gentis palavras, adicionaria que foi um excelente pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.