8:08Mais respeito, máquinas

por Ricardo Araújo Pereira

Nos anos 1980 havia uma série chamada “A Super Máquina”, em que um homem combatia o crime com a ajuda de um carro chamado Kitt.

Como é óbvio, o justiceiro se dedicava mais a crimes que pudessem ser cometidos em estradas. O carro tinha dificuldade em ajudá-lo dentro de apartamentos, por exemplo, e por isso ele dava atenção aos bandidos que preferissem praticar atividades criminosas ao ar livre.

Um dos problemas dos filmes e dos quadrinhos é que, como o crime econômico é chato e pouco cinematográfico, os heróis atacam mais a pequena criminalidade do que a grande.

O Super-Homem captura um assaltante de bancos, mas não o administrador que dá um desfalque. O Homem-Aranha não segue o rastro do dinheiro até a conta offshore que uma empresa usa para fugir dos impostos.

Em vez de uma capacidade física sobre-humana, eles deviam ter superpoderes matemáticos, para verificar os relatórios e as contas das empresas. O Super-Contabilista, eis o herói adequado para os tempos modernos.

A sociedade está hoje organizada de acordo com uma estranha teologia financeira: há paraísos fiscais e infernos sociais. O funcionamento é ligeiramente diferente do habitual. Quem se comporta mal vai para o paraíso. Quem se comporta bem (normalmente, porque não tem outra alternativa) vive no inferno. E tem de se sustentar a si mesmo e ao estilo de vida dos que vivem no paraíso.

Talvez seja tempo de atualizar aquela frase antiga: na sociedade capitalista nada é certo, exceto a morte e a fuga aos impostos. Não pagar impostos é um sinal de egoísmo —e, por isso, de uma certa pobreza de espírito. É justo, portanto, que o paraíso fiscal seja desses pobres de espírito. Os apenas pobres ficam no inferno social, para aprenderem a não ser bobos.

Acontece que o carro da série, apesar das suas limitações na luta contra os crimes de colarinho branco, era simpatiquíssimo. Conversava com o herói, dava sugestões, contava piadas. Eu era criança e fiquei com a ideia de que as máquinas do futuro seriam assim.

Não são. Crio uma senha e o computador diz-me: esse password é ruim, fácil de adivinhar. Claro, eu acabei de lhe dizer qual era. É evidente que, assim, ele adivinha facilmente. Ele que não conte a ninguém e talvez os bandidos não consigam entrar no meu computador.

O Kitt faria isso. Se os bandidos tentassem entrar no meu computador no meio da estrada, pelo menos.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.