8:50Eu avisei

por Célio Heitor Guimarães

Perdoem-me os queridos Rui, Diniz, Benedicto, Hugo e mais meia dúzia de amigos-leitores, mas, se continuar assim – ouvindo as asneiras ditadas pelo “muso” da Virgínia, ex-astrólogo e falso sociólogo; acocando as idiotices do trio de rebentos, criando atrito com os milicos no poder e com a nobre base parlamentar, da qual depende desgraçadamente; dizendo e desdizendo, fazendo e desfazendo todos os dias, o capitão-presidente não aguenta o tranco até dezembro. E será o que já é: um novo Jânio Quadros ou um novo Collor de Mello a florescer e morrer no Planalto Central.

A mim não surpreende. Aliás, a crise era esperada e fora anunciada. Inclusive por este escriba que vos digita. No início de setembro do ano passado, pouco antes do primeiro turno da eleição presidencial, aqui neste mesmo puxadinho do blog do Zé Beto, sob o título “Bolsonaro, jamais!”, eu lhes disse:

“Por mais pecados e condescendência que tenha, o Brasil não merece o capitão Bolsonaro. Depois de Sarney, de Collor, de Dilma Rousseff e de Michel Temer, era só o que faltava! Melhor fechar o país. Devolvê-lo para os tupis, pataxós, caiapós, guaranis, tamoios, marajoaras, tupinambás, botocudos, xavantes, caingangues, ianomâmis e todos aqueles bravos que foram “pacificados” e “catequisados” pelo pessoal de Cabral (o Pedro Álvares), pagar o prejuízo dos últimos 520 anos e sair de fininho rumo ao oceano.

“O cap. Jair Messias Bolsonaro é vazio, oco, não tem programa de governo, não sabe administrar, não é capaz de juntar as ideias. O que fará na presidência da República? Esteve durante sete legislaturas na Câmara de Deputados e o que fez pelo Brasil? Rigorosamente, nada. Apenas meteu-se em confusão, agrediu as mulheres e os homossexuais, defendeu a tortura, pregou o armamento da população, o fuzilamento de pessoas, o fechamento do Congresso e outras asneiras de igual quilate, como fazer a apologia da ditadura militar de 1964.

“Se o eleitor está pretendendo votar no capitão como forma de protesto, não direi que é um idiota porque tenho amigos queridos que pretendem e não são idiotas, mas digo que é mal informado, inconsequente e odeia o Brasil. Talvez seja um daqueles tantos que desejam sair correndo do país e são capazes de deixar aqui, de raiva, uma bomba prestes a explodir na cara dos brasileiros que ficaram. Patriotas não serão. Tampouco democratas.

“Jair Bolsonaro se diz democrata, mas abomina a democracia. Sequer honra a farda que já usou. Não por acaso, a expressiva maioria do Exército, da Marinha e da Aeronáutica não quer saber dele. Ao contrário. Se não o considera um “bunda suja”, por não haver galgado degraus na escala hierárquica, acha-o um estorvo, uma desmoralização para a classe.

“Diz o capitão que quer reativar os tempos da ditadura, onde não havia corrupção. Mentira. No tempo do governo dos generais, havia corrupção sim, e muita. Velada, enrustida, sem o conhecimento da opinião pública, posto que a imprensa era proibida de investigar e divulgar, o Ministério Público de acusar e o Judiciário de julgar. Os homens da farda não precisavam de tais esquemas para manter-se no poder. Julgavam-se perpétuos e intangíveis. Então, preferiam abarrotar as estatais com militares da reserva e proteger o Brasil e os brasileiros dos perigos da liberdade e da democracia.

“Por isso, não venha o líder do PSL falar em moralidade, decência, combate aos privilégios, aos desmandos e quejandos. Há ainda muita gente viva dos tempos da quartelada de 64 para testemunhar.

“Se o eleitor não vê ninguém merecedor do seu voto entre os candidatos colocados à sua disposição, não vote em ninguém. Mas, pelo amor de Deus, não cometa a insanidade de optar por Jair Bolsonaro”.

Por isso, fui chamado de “esquerdopata” – o que deixou o nosso Zé Beto com confessada inveja.

O novo governo ainda não completou nem seis meses de poder e o que vem (ou não vem) fazendo estamos vendo. Com profunda preocupação e angústia. Até agora, ampliou a posse e o uso de armas de fogo pela população, inclusive pistolas .40 e 9mm, então de uso restrito das Forças Armadas e policiais, contra 61% da opinião pública e parecer do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública. Fez mais, “contingenciou” verbas da educação superior, e está botando a vida da Nação nessa tal de reforma previdenciária, que ninguém conhece verdadeiramente e, com certeza, empacará no Congresso Nacional.

Façam as suas apostas, senhores jogadores. Até quando permanecerá de pé o governo do capitão Jair Messias Bolsonaro?

Compartilhe

9 ideias sobre “Eu avisei

  1. SERGIO SILVESTRE

    Vai ser chamado de novo,até por que os asno da Virginia é menos letal que o asno do Rio das Pedras,esse é perigoso,vingativo e muar e tem muitos seguidores,eu já fui vitima deles,e gente bem postada na sociedade,aqui em Londrina um juiz me pegou pra Cristo por causa da minha posição e de fazer contra-ponto nas redes sociais onde seus amigos advogados despejavam suas iras.
    A coisa está feia,o Brasil perdeu 20 anos com essa aventura do golpe sobre a Dilma,nossas grandes empresas de construção civil e naval estão a minguá,o governo se atira sobre os trabalhadores e empresários numa ânsia desenfreada para arrumar mais dinheiro com cortes e aumento de impostos e quanto mais se tira mais a economia naufraga.

  2. juca

    Esses que não estão confortáveis aqui no Brasil, deveriam mudar-se.
    Sugiro um pais como Venezuela, Cuba, Siria, Miamar, Paquistão e até Estados Unidos.
    Quem sabe lá eles sintam-se mais confortáveis.
    Só não vão para Paris, pois poderão encontrar Jean Wyllis e dividirem o espaço com ele. Tem alguns aí que gostam desta hipótese.
    Agora Londrina jamais, pois lá ja temos o Olavo de Carvalho do Paraná, com a burrice instalado na rua Piaui.

  3. Jose

    Silvestre, tem um “pequeno” erro na sua avaliação, quem causou um atraso de vinte anos foi exatamente dona dilma, a incomPeTente que você elegeu duas vezes.
    O teu tão amado lula também é responsável por esta lambança, a começar pela grande mentira que foi seu governo, que aliás deveria ter acabado em 2005 por conta do mensalão.
    Mas você como bom torcedor fanático desta turma que se diz de “esquerda” não tem a menor idéia de quão nefasta foi para nosso País a administração petista.
    Bolsonaro é fraco, isto estava claro lá atrás, a intenção dos petistas era que ele fosse para o segundo turno com o também fraco haddad e este vencesse. Só esqueceram de combinar com o Adélio…e o capitão reformado levou a eleição principalmente por conta do asco que o pt causa na maioria da população, com razão.
    A propósito, uma das coisas mais ridículas que você e a grande maioria faz é dizer que estamos na situação atual por causa do bolsonaro, esquecendo que por três décadas tivemos uma sucessão de governos de “esquerda”…bolsonaro é fraco sim e pra ajudar a piorar pegou um País quebrado onde os interesses de grupelhos políticos só vai até onde o nariz e o bolso dos próprios está.
    Talvez o caos seja uma solução.

  4. ro

    Engraçado que não avisaram antes.
    agora colunista e jornalistas escrevem coisas que deveriam ter sido ditas antes das eleições.

  5. Célio Heitor Guimarães

    Não sei se você percebeu, ro, mas o texto que você leu acima foi escrito, como ali dito, antes das eleições.

  6. SERGIO SILVESTRE

    RSRSRSRSRSRSR Avisaram sim Ro,problema de “jumento” é o tapa e o bridão e tem que ter alguem com as rédeas nas mãos para o guiar,Esse ai rompeu até a barrigueira rsrsrsrsrsr

  7. CrenDEUSpai

    Já que és tão bom em diagnósticos e prognósticos, por que não previu a roubalheira dos anos governados pela esquerda…era conveniente ou conivente…???
    AGORA VÃO ROUBAR NOS QUINTOS E QUARTOS DOS INFERNOS. VOCÊS CRIARAM E ALIMENTARAM O MITO BOLSONARO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Um remédio que esta mostrando-se amargo, se não matar o paciente, talvez salve-o.

  8. juca

    Tem um “escriba” aqui que tem a ideia de ser em a Mãe Diná das Ataucárias, pois fala que escreveu hoje o que já havia previsto antes das eleições.
    Que coisa , o oportunismo de alguns, ficam ma espreita como lobos esfomeados que saem do c ovil sob a bandeira e pretensão de estarem inoculados com a virose da verdade, mas na verdade estão, como sempre cegos de tudo que aconteceu nos últimos anos e ficaram calados..
    Na realidade com esses comportamentos desejam ter ibope devido o ostracismo que se encontram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.