8:3435 anos de energia

Da assessoria de imprensa da Itaipu

A Itaipu Binacional comemora, nesta sexta-feira (3), às 9 horas, os 35 anos do início da operação da usina. A empresa começou a gerar energia no dia 5 de maio de 1984, quando entrou em operação a primeira unidade geradora.

A cerimônia e o descerramento da placa comemorativa serão no hall do Edifício da Produção, com as presenças dos diretores-gerais do Brasil, Joaquim Silva e Luna, e do Paraguai, José Alberto Alderete, além de diretores, engenheiros e técnicos da usina.

Também foram convidados ex-empregados que participaram do início da operação, no dia 5 de maio de 1984. Hoje aposentados, os profissionais pioneiros de Itaipu foram os responsáveis por sincronizar o primeiro giro de uma unidade geradora com o sistema de transmissão.

A cerimônia dos 35 anos de produção abre uma temporada de datas importantes para Itaipu. Em menos de duas semanas, no dia 17 de maio, completam-se 45 anos de constituição de empresa. É o aniversário oficial da Itaipu.

Recordes

Nesses 35 anos, a Itaipu Binacional colecionou recordes. É a usina que mais produziu energia em toda a história (2,6 bilhões de MWh acumulados) e a que detém o recorde mundial anual, conquistado em 2016 com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

A usina também mantém o índice do Fator de Capacidade Operativa (FCO) próximo de 100%, ou seja, praticamente toda a água que chega à usina é transformada em energia.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.