13:19Corra, Lava Jato, corra!

por Dirceu Pio

        Aquele que foi um dos maiores escândalos da Era PT – a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, EUA, pela Petrobras em 2006 – caminha para prescrição sem que a investigação tenha sido concluída…

        Os crimes de corrupção, passiva e ativa, prescrevem em 16 anos, de modo que a Lava Jato tem menos de três anos para fechar o inquérito e entregá-lo ao juiz federal de primeira instância… E a Sociedade Brasileira terá de contar com a celeridade da Justiça para que haja punição…

        Pasadena é uma velha refinaria localizada na cidade homônima, no Texas (EUA). Foi comprada pela Petrobras em duas operações sucessivas, a primeira em 2006 e a segunda em 2008. Os principais personagens em ambas as operações foram: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da Petrobras; o delator e ex-presidiário Nestor Cerveró, diretor Internacional da Estatal entre 2003 e 2008.

QUATRO BI DE PREJUÍZO

        As duas operações deram nada menos de 4 bilhões de reais de prejuízo à estatal, metade dos quais só foi compensada agora, em janeiro de 2019, já sob o governo de Jair Bolsonaro, com a venda da totalidade das ações de Pasadena à americana Chevron.

        Ainda assim, até hoje não se sabe qual o valor despendido pela Petrobras na reforma e manutenção da refinaria, que fora comprada como sucata pela belga Astra Oil em 2005 por um preço 27 vezes inferior ao pago pela Petrobras no ano seguinte… A reforma não deve ter custado pouco para despertar o interesse da exigente Chevron…

CINISMO E VILANIA

        A história da compra de Pasadena foi recheada de cinismo e vilania. 

        Para entendê-la, é preciso voltar no tempo quase duas décadas. Não pode ser contada sem mencionar um outro personagem relevante da trama, o bilionário belga Albert Frère, o dono da Astra Oil, entre tantas de grande porte do setor energético mundial.

        Foi Dilma Rousseff, então ministra das Minas e Energia do governo Lula, quem introduziu Albert Frère no circuito palaciano brasileiro. Ele, que já era íntimo de Dilma, tornou-se amigo de Lula… E ficou no Planalto fazendo o que os bilionários mais sabem fazer: puxar o saco das pessoas certas, na hora certa… Deu dinheiro graúdo para a reeleição de Lula e até ajudou a financiar o filme (puxa-saquismo explícito), “Lula, o filho do Brasil”… 

        E com certeza foi ali no ambiente palaciano que nasceram as primeiras tratativas da negociata que seria fechada em duas etapas… Primeiro, em 2006, com a compra da metade das ações de Pasadena e, em 2008, com a compra das ações remanescentes…

BELA “MÁ FÉ”

        A presidente do Conselho de Administração da Petrobras, a ex-guerrilheira Dilma Rousseff, autorizou ambas as transações; ao autorizar a segunda, imposta pela justiça americana, alegou que Nestor Cerveró “agiu de má fé” ao esconder do Conselho uma cláusula contratual… Segundo essa cláusula a compradora de metade da refinaria estaria obrigada a comprar a totalidade das ações caso entrasse em conflito com quem vendeu… Certamente, forjaram um conflito com a Astra para que a segunda etapa da operação fosse realizada.

        A ex-guerrilheira chegaria à Presidência da República  três anos depois, mas deve ter adorado a “má fé” de Nestor Cerveró, pois este foi mantido no topo da direção da Petrobras nos seus dois mandatos presidenciais e só foi preso pela Lava Jato em 2015,por outras falcatruas…

        Hoje, em casa com tornozeleira eletrônica, Cerveró declarou em delação premiada que a Astra Oil pagou apenas 15 milhões de dólares de propina a funcionários da Petrobras pela compra de Pasadena… Por mais essa mentira, deveria perder os benefícios da delação…

Compartilhe

4 ideias sobre “Corra, Lava Jato, corra!

  1. SERGIO SILVESTRE

    Pio,deixe um pouco de ranger os dentes e vamos aos fatos,você que se diz vivido,letrado etc consegue entender o por que de centenas de delações?E por que a Graça Foster que foi a presidente no governo Dilma nada se fala dela.
    Simples,a lava-jato que pode ser chamada de fabrica de conspirações ou vendilhões da republica não quer saber de Cerveró,Paul Roberto Costa,etc,eles querem saber dos petistas até por que a corrupção da Petrobras era bem mais rendosa nos outros governos.,
    Mas vamos ver se tem algum outro canalha que acelere o processo para uso interno deles e deixe de acelerar o do Paulo Preto,Serra,Beto e tanto outros ladrões da republica,

  2. Zangado

    Ora, deixemos disso, afinal o que são 4 bilhões de prejuízo? Prejuízo a quem mesmo? Ou benefício a quem mesmo? Ora, deixemos disso, são apenas 4 bilhões …

  3. Franco

    Até ia ler o comentário do tal Silvestre até o fim, mas daí lembrei que fanatismo político é meio que patológico… Desisti na segunda frase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.