6:08Lula livre, em casa

por Elio Gaspari

Manter um ex-presidente na cadeia faz mal à história do país

No próximo domingo (7) Lula completará um ano de prisão, fechado numa cela de 15 metros quadrados na carceragem da Polícia Federal de Curitiba. Sua situação é inédita na história do Brasil e essa circunstância sobrepõe-se aos aspectos jurídicos, porque a decisão dos magistrados um dia será uma nota de pé de página na narrativa de um fato maior. Em 1889 decidiu-se banir a família imperial. Vá lá, mas fazia sentido negar sepultura no Brasil a d. Pedro 2º durante décadas?

Para quem vive com a cabeça quente, Lula deve “apodrecer na cadeia”, como disse Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Quando as cabeças esfriam, as coisas voltam para seu lugar.

Três precedentes mostram que seria melhor permitir, em algum momento, a transferência de Lula para o regime de prisão domiciliar. Nele só poderia receber um número fixo de visitantes. (Em 2017, quando Marcelo Odebrecht passou a cumprir a pena em casa, tinha direito a 15 visitantes previamente listados.)

Jefferson Davis, o incendiário presidente dos estados confederados do Sul dos Estados Unidos, foi preso em 1865 e libertado dois anos depois. A Guerra Civil americana custou ao país quatro anos de combates e algo como 700 mil mortos (2% da população).

As condições carcerárias de Lula são dignas, mas assemelham-se àquelas que a República Francesa impôs ao marechal Philippe Pétain em 1945. Ele presidira o regime ditatorial e racista de Vichy, colaborando sinceramente com a ocupação nazista. Nonagenário e doente, teve a pena comutada em 1951 e logo depois morreu, em casa. Lula não foi um Pétain.

Os Estados Unidos e a França têm um tipo de história. A China tem outro. Mao Tse-tung prendeu o presidente Liu Shaoqi em 1967. Ele viveu em condições deploráveis até 1969, quando morreu. Ao contrário do que aconteceu com Pétain e Davis, Liu foi reabilitado. Sua filha formou-se na Universidade Harvard e geriu investimentos da família Rockefeller.

Lula encarcerado não faz bem à história do país, como não faz bem a lembrança de que João Goulart morreu na Argentina depois de 12 anosde desterro.

Desde que Bolsonaro assumiu a Presidência, nenhuma trapalhada foi produzida pelo PT. Tendo perdido o monopólio das encrencas, o comissariado vive em relativa paz. Noves fora alguns arroubos de Gleisi Hoffmann, a presidente do partido, prevalecem vozes mais equilibradas. Prometendo o fim da ideologia de gênero e escolas sem partido, o Ministério da Educação vive uma guerra de facções, sem ensino algum.

Combatendo uma diplomacia militante, o chanceler Araújo meteu-se numa pregação inútil em torno do que seria uma essência esquerdista do nazismo.

Se Lula for transferido para um regime de prisão domiciliar a questão legal continua quase do mesmo tamanho. Afinal, estão nele Marcelo Odebrecht (que colaborou com as investigações) e o comissário Antonio Palocci (que colaborou com a campanha eleitoral).

A transferência de Lula para o regime domiciliar, aventada em junho do ano passado pelo advogado Sepúlveda Pertence, foi rebarbada pelo PT. Supunha-se que “Nosso Guia” pudesse ser favorecido pela eleição de um presidente-companheiro ou pelo clamor da rua. Nenhuma das duas coisas aconteceu.

Para a turma de cabeça quente que defendia a transferência da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, o gambito de Bolsonaro oferecendo um escritório comercial foi um gesto hábil. Lula em casa seria um gesto de pacificação histórica. Afinal, no ano passado 45% dos eleitores, não podendo votar nele, votaram no seu candidato.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

11 ideias sobre “Lula livre, em casa

  1. SERGIO SILVESTRE

    Escrevi acima sobre o Lulinha,e tem muita gente no Brasil,e já ouvi isso da boca de médicos e advogados que eles são bilionários
    Quando a lava-jato resolveu achar alguma coisa sobre a família Lula da Silva,notava-se no canalha e politico Moro uma ansiosidade doida a medida que chegava a eleição que elegeu a Dilma pela segunda vez e quem é observador via na classe media alta e na classe rica um pavor de mais 4 anos do PT.
    Ai veio essa mandraquisse do triplex,os pedalinhos,a compra dos caças ,o instituto,as palestras,o apartamento de 3 quartos onde mora,e se nada disso fosse achado,eles é claro ,inventariam algum crime para encarcerar toda família.
    Vamos voltar a 2019,faz 5 anos que o Brasil está sem governo,os dois anos recentes da Dilma nem conta por que o golpe estava em curso,e ela foi deposta por “pedaladas fiscais”outros diziam “conjunto da obra”onde o desemprego estava em 4%mas os corvos diziam que o Pais estava quebrado,com dólar a 2.50,feijão a 1.90. e minha conta de luz era a metade que eu pago hoje.
    Gostaria da opinião de alguém lucido para me dizer o que melhorou nesses 5 anos,será que agora sim está bom?A corrupção agora é condicionada apenas aos agentes que diziam ela combater?
    Levaram 6.8 bilhões da Odebrecht,mais 2.5 bilhões da Petrobras, e tem ainda outras que não sabemos qual é o montante dado a esse fundo mandrake da LAVA-JATO.
    Até onde o povo vai ser enganado por esses vivaldinos,até onde vamos ficar aqui com esse ódio ao Lula e continuar acreditando nas mentiras contadas todos os dias.
    Acho que a sociedade deve muito a esse grande estadista,cidadã do mundo que está preso simplesmente por que o Capital especulativo , os ricos e uma camada muar da população o pegou para Cristo.
    “todos que aumentaram a renda do pobre,todos que contrariaram os mandamentos do Capital,foram mortos ou presos e a história se repete aqui no Brasil dos 14 golpes de estado em apenas 70 anos.

  2. Parreiras Rodrigues

    Vixi…A série de “mandraquices” enumerada por SS é de pelar o pescoço da gralha. Mais as “mandraquices” do mensalão, da Eletrobrás, dos dinheiros idos para Cuba, Venezuela e africanos ditatoriais, mais a traçação da Rose Noronha em viagens internacionais sem retorno algum, a não ser o amansa-rola….

  3. Parreiras Rodrigues

    …mais os fundos de pensão dos Correios, da Petrobrás, da CEF, do BB. Bota “mandraquice” nisso. Sou mais o Marcola livre. Cheira quem quer e quem pode, uai.

  4. Tuca Bituca

    Cadeia como simples mortal que é não devia ter roubado.
    Simples.
    Cadeia.

  5. Mito

    Ah, nada como o bem e velho jeitinho brasileiro pra livrar da cadeia os meus amiguinhos…

  6. CrenDEUSpai

    Elio Gaspari….e a roubalheira que ele coordenou durante anos, condenando muita gente às filas dos hospitais, enganando e comprando os menos favorecidos com migalhas, sucateando e acorrentando o ensino a ideologias pouco afeitas aos nossos costumes. A ideia de gerico de cumprir o legado nefasto do Foro de São Paulo às custas do nosso pouco dinheiro, doando milhões a países ditos alinhados.
    E agora vem dizendo que isso seria a pacificação???? Prisão domiciliar é perdão.
    Vão catar coquinho todos os simpatizantes deste maluco ladrão presidiário, que cumpra seus anos no calabouço e deixem os brasileiros do BRASIL em paz.

  7. Zangado

    Lula, o ladravaz, criminoso lesa-pátria, o mentiroso contumaz, chefe do maior esquema de corupçao do dinheiro público de todos os tempos, deve cumprir sua pena na forma prescrita em lei. Está sendo tratado como preso de elite. Já começa aí a falta de isonomia entre ladroes de seu pedigree. Elio Gaspari equivoca-se, é seu direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.