11:31A mandala do paranaense campeão

Do blog Montanha de Cartas, do jornal Gazeta Esportiva

Mandala do poker: outra maneira de enxergar o jogo

Por Mayza Basso

Campeão brasileiro de poker em 2007, o paranaense Sergio Brun escreveu recentemente o livro “A Mandala do Poker”, que pode ser comprado no site da Gráfica Monalisa. A obra trata em 192 páginas uma maneira diferente de jogar, analisar e pensar o nosso nobre esporte da mente. Através de uma “Mandala” ele descreve estratégias e linhas de raciocínio a partir de figuras como uma aranha ou cobra e ainda elementos tais quais a água, ar, fogo e terra.

Em linhas gerais o desenho circular proposto por Sergio Brun apresenta na primeira linha externa algumas mãos jogáveis divididas por grupos, depois em outro anel estão os alertas para um torneio, com imagens de fantasmas, Harry Potter e o filme Troia. Na última divisão estão as fases de uma competição de poker separadas por quatros elementos e no centro, o homem vitruviano determinando que tudo depende das ações do jogador

Figura recorrente aqui no Blog Montanha de Cartas, o jogador Stetson Fraiha, campeão do BSOP Salvador em 2010 e amigo do jogador Neymar é citado em uma das paradas contadas pelo autor. Contudo, se engana quem pensa que o livro é mais um daqueles papos de fumodromo de torneio, cheio contadores de parada. A obra traz mensagens bem legais, entre elas eu destaco a águia.

Esta ave imponente e dona de características fortes e peculiares quando está chegando próximo aos 40 anos, com os bicos rachados, unhas gastas e penas duras e pesadas pela sujeita do tempo se afasta e fica reclusa; bate o bico até quebra-lo; espera até nascer um novo bico, com o bico novo ela arranca suas unhas e espera essas também renascerem; com bicos e unhas novas ela arranca todas as suas penas e ao nascer suas novas penas com bicos e unhas também renovados ela retorna sua rotina de caça e voos rasantes.

Essa é uma das histórias contadas no livro de Sergio Brun que relaciona tudo com o mundo do poker e tem prefacio do primeiro brasileiro campeão mundial do nosso joguinho, o também paranaense, Alexandre Gomes.

“Pelo sim, pelo não” estarei sempre com uma cópia da “Mandala do Poker” nos próximos torneios que irei jogar.

Compartilhe

2 ideias sobre “A mandala do paranaense campeão

  1. Mito

    Nossa! E eu quase ia morrendo sem saber da importante informação de que o Stetson é amigo do Neymar. Agora posso dormir em paz…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.