11:53O general da Itaipu e o que vem por aí

Do general Silva e Luna, diretor geral da Itaipu, sobre seu primeiro mês no comando do lado brasileiro da hidrelétrica e a preparação para a renegociação do acordo com o Paraguai

– Usei metade do tempo tratando da contratação de energia por um prazo mais longo, para trazer segurança orçamentária, e a racionalização dos recursos. É preciso tentar uma contratação de energia por prazo mais longo, pelo menos até 2022 (acordo vigente é anual), para termos segurança em nossos orçamentos. Também verifiquei dentro das diretorias o que é possível economizar, de modo a aperfeiçoar a inter-relação entre as áreas, com uma trabalhando em benefício da outra. Isso gera uma sinergia maior e economiza custos e recursos humanos, entre outros.

– No dia 5 de maio a Itaipu completará 35 anos de geração de energia em seu auge operacional. As cinco maiores marcas históricas anuais aconteceram nos últimos sete anos. Assumir a empresa nesta condição traz, ao mesmo tempo, tranquilidade e ainda mais responsabilidade. A máquina está engrenada e não podemos diminuir o ritmo. O compromisso é tentar pelo menos manter este nível produtivo.

– A revisão do  Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras da sociedade com os paraguaios e vence em 2023, e também conduzir pela margem brasileira o projeto de atualização tecnológica da usina, é um grande desafio e precisamos fornecer todo o suporte para renegociação. Brasil e Paraguai devem ganhar com isso. 

– Uma outra maneira de enxergar a situação é, em vez de trazer 2023 para o dia de hoje, inverter o processo e ver em que situação estaremos daqui a quatro anos em termos de produção, demanda e crescimento, do Brasil e do Paraguai – e como podemos melhorar a nossa forma de contratar energia e de atualizar as tarifas. Tudo isso deve ser construído ao longo do tempo, de modo que, quando conseguirmos alinhar essas informações, faltará muito pouco para o consenso. Se fosse uma corrida, seria só cruzar a linha de chegada.

– Me sinto preparado para a missão.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.