12:06TEDx na fronteira para disseminar ideias

Do jeito que veio

Unila vai receber em abril conferência inédita do TEDx

O evento, que tem como tema Emergindo das Fronteiras, reunirá pensadores e realizadores de nomes renomados para compartilhar experiências inspiradoras

No próximo dia 13 de abril, todos os caminhos levam a uma única convergência: a do bom pensamento. Estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana promovem o TEDX-Unila, no Cineteatro do Barrageiro, dentro das instalações da usina de Itaipu.

Para participar do evento, é preciso se inscrever pela Internet, no link https://doity.com.br/tedxunila. Para mais informações, você também pode acessar, via Facebook, a página TEDx Unila, https://www.ted.com/tedx/events/30428 área em que serão publicadas informações sobre as conferências e promoções do evento.

O TEDx Unila conta o apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados, que se baseia no TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento), série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação sem fins lucrativos Sapling, dos Estados Unidos. As palestras abordam “ideias que merecem ser disseminadas”, como divulga a entidade.

A fundação foi criada em 1984, no Vale do Silício, na Califórnia. A primeira conferência aconteceu em 1990. Influenciada por sua origem, a ênfase inicial das palestras era tecnologia e design, mas, com o aumento da popularidade, os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura.

No Brasil, via TEDx, o primeiro evento ocorreu em São Paulo, em 2009, com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”

A exemplo das conferências TED, as TEDx também são limitadas a 18 minutos de palestra, gravada em vídeo e amplamente divulgada na Internet, como vai ocorrer no próximo dia 13 de abril, em Foz do Iguaçu. O evento começa às 10 horas, com intervalo para almoço e continuação à tarde. O cronograma das palestras e os nomes de todos os participantes serão divulgados dentro dos próximos dias.

Entre os palestrantes já confirmados, está o jornalista Mauri Konig, autor de quatro livros e professor de ética jornalística na Uninter. Como repórter investigativo, tem experiência na cobertura de narcotráfico, corrupção policial e direitos humanos. Recebeu 38 prêmios de jornalismo em 29 anos de carreira. Entre eles, o Cabot Prize, da Columbia University, o International Press Freedom
Award, do Committee to Protect Journalists, o Global Shining Light Award, da Global Investigative Journalism Network, e o Lorenzo Natali Prize, da União Europeia.

Como palestrante e conferencista, apresentou trabalhos nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica, México, Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, Costa Rica e Paraguai. Tema de sua palestra: “O que o jornalismo já fez e ainda pode fazer pela sociedade”.

Outro convidado é Fernando Hallberg. Vereador na Câmara Municipal de Cascavel e CEO na empresa Webgenium System, ele falará sobre “Espaços que a constituição cidadã (1988) nos dá para atuar no meio político”.

Também já está confirmada a palestra do reitor pro-tempore da Unila, Gustavo Oliveira Vieira. Professor adjunto da Unila, no curso de Relações Internacionais e Integração, ele coordena o projeto de extensão “Desarmamento humanitário: abordagem política” e o projeto de pesquisa “Sociologia Constitucional Latino-Americana: paz e direitos humanos sob perspectiva regional”. A palestra dele terá como tema “Por que Unila?”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.