20:01Uma “caixa preta” chamada Gilberto Carvalho

por Dirceu Pio

O discurso mais pungente para as câmeras do site Poder 360, na antessala do velório de Arthur, o neto de Lula, foi de Gilberto de Carvalho.

Com sua voz sacerdotal, o rosto compungido, falou das mortes que atormentam Lula – Marisa, o irmão Vavá e agora o neto Arthur ! A tristeza parecia brotar de suas entranhas. Pessoas que passavam por ali, com certeza, sentiram vontade de se ajoelhar e rezar…

Arrematou – é claro – falando da injustiça que é manter um inocente – “Um homem que distribuiu benefícios para milhões de pessoas no Brasil e no Continente” – preso há tanto tempo numa cela fria de Curitiba e….aproveitou para ressuscitar o Lula-Livre…

Ah, Gilberto de Carvalho, quantos segredos guardas no escondido da tua alma-seminarista! Afinal, só a cumplicidade poderá explicar seu total comprometimento com o amigo Luiz Inácio…

SABE TUDO

Qual o exato envolvimento de Lula e Zé Dirceu no rumoroso Mensalão ? Ele sabe, em detalhes…Como foi a articulação entre Lula e Dilma para compra, pela Petrobras, de uma sucata chamada Pasadena ? Ele também sabe, em detalhes…Como foi o envolvimento de Lula e de toda sua família na “compra” do triplex do Guarujá e na reforma do sítio de Atibaia ? Ele também sabe…e muito !

Qual foi exatamente o envolvimento de Lula e Dilma na relação com a Odebrecht, com o grupo J&F, com a OAS ? Ele conhece tudo como poucos…Como foi o envolvimento de Lula e Dilma na corrupção deslavada que marcou a história da Petrobras e do BNDES ? Ele sabe, com certeza…

Como foi o envolvimento de Lula e Dilma no repasse de bilhões a “fundo perdido” a Cuba, Venezuela e Angola ? Como era o esquema de lavagem de dinheiro via Instituto Lula ? Ele também conhece…

Agora, podem estar certos, todos, que ele sabe quem encomendou e quem executou o sequestro e assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, mesmo porque Gilberto Carvalho atuou como um dos personagens importantes da trama (foi plantado por Lula e Zé Dirceu na assessoria do prefeito para garantir as verbas de Santo André para a campanha de Lula e houve denúncia de que uma das remessas ele mesmo entregou em seu carro, em espécie, a Zé Dirceu)…

Pode haver alguém tão bem informado quanto ele sobre as broncas e afanos desse período, mais que ele, ninguém…
Quem discordar, que encontre outro personagem autorizado a chamar Lula de “Véio”, como ele o chama há muitos anos, permitindo que o ex-presidente o chame de “Baixinho” (Gilberto Carvalho deve ter no máximo 1,63cm de altura).

DE CURITIBA PARA O MUNDO

Conheci Gilberto de Carvalho nos meus tempos de Curitiba (1976 a 1991), eu jornalista responsável pela sucursal dos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde no Paraná e ele já militante sindical e agitador político…

Nasceu em Londrina (Pr) e tem 68 anos….é casado pela segunda vez e tem três filhos. Foi minha fonte para assuntos relacionados a movimentos sindicais e, mais tarde, assuntos que se ligavam ao ex-presidente…

Em Curitiba, foi o cicerone de Lula nas viagens da época em que a Presidência da República ainda não passava de um sonho distante…Viemos para São Paulo quase na mesma época (1993) e – coincidência – fomos morar em Jundiaí (SP)…

Num período em que sequer tinha carro, dei carona para ele e a primeira mulher na via Anhanguera (estavam num ponto de ônibus). Ela desceu em Jordanésia onde o PT mantém um centro de “estudos políticos” – que aliás era presidido por Gilberto nessa época – e ele continuou a viagem até São Paulo…conversamos pouco, pois já mantinha uma espécie de “silêncio obsequioso” em torno de suas atividades políticas.

Gilberto e Lula – eu nem sabia disso – já eram amigos desde 1977…nesse ano, Gilberto participou, no Rio de Janeiro, da criação da Comissão Nacional da Pastoral Operária e foi contratado pela indústria de refrigeradores Prosdócimo (empresa paranaense) como soldador e, nessa função, estabeleceu contato com Waldemar Rossi, líder metalúrgico católico e membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, além de sindicalistas de Osasco e do ABC paulista, entre eles Luís Inácio Lula da Silva.

Pode-se dizer que foi um “soldador” muito especial, pois até então quase se ordenara Padre na Ordem dos Palotinos; era formado em filosofia pela Universidade Federal do Paraná e quase concluíra o curso de Teologia no Studium Theologicum de Curitiba. Nasceu católico, participou com os pais da Marcha da Família com Deus em apoio ao regime militar; já moço, de 1973 em diante, foi-se abraçando com o socialismo e a teoria da libertação, sob influência de d. Helder Câmara, d. Evaristo Arns e d. Pedro Casaldáliga…

COLADO NO “VÉIO”

Quando, em 1989, Lula se candidatava a presidente pela primeira vez, lá estava ele, colado no “Véio” numa relação longeva e promíscua que não tem tempo para terminar…Vão morrer abraçados…

“O Lula sempre usou o Gilberto como saco de pancadas, alguém que lhe serviu de sparring…o Baixinho sofre, mas suporta tudo, como bom cristão que sempre foi…”, contou-me certa vez um jornalista que conviveu por um bom tempo com a intimidade palaciana…

Gilberto sempre deu bons conselhos a seu chefe, mas nunca foi nem ouvido nem respeitado…na primeira vez que Lula tentou chegar lá, na célebre disputa com Fernando Collor de Mello, Gilberto e o chefe viajavam pelo Nordeste na antevéspera do último debate da campanha e o eficiente assessor entregara ao candidato um dossiê completo e arrasador sobre o adversário.

Lula minimizou o debate o tempo inteiro e compareceu completamente despreparado….Nem prestara atenção no dossiê, contrariando profundamente o assessor…

Os institutos de pesquisa mostravam com clareza que Lula crescia e já começava a ultrapassar o adversário que o mantivera na rabeira durante toda a campanha…foi massacrado por Fernando Collor no debate e perdeu quase tudo o que havia conquistado…

Do Paraná, onde fundou o PT, Gilberto foi chamado para compor a executiva nacional do partido, começando a trabalhar em linha direta com Lula e Zé Dirceu…pela lealdade canina, recebia missões especiais, como foi aquela primeira de garantir o pagamento da dinheirama que a candidatura de Lula receberia de Santo André…

Foi chefe do gabinete pessoal do presidente da República no primeiro mandato de Lula e ministro em chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do governo Dilma…Afastou-se do cargo ao final do primeiro mandato de Dilma e no momento em que as relações entre ela e Lula já não eram das melhores…

Nunca ostentou nenhum sinal exterior de riqueza, mas sabe-se que ele aproveitou o quanto pode das benesses do poder…seu nome consta (era o “Seminarista”) das planilhas da Odebrecht – levou 200 mil reais de propina para “ajudar uma irmã candidata a deputada pelo Paraná” e tirou as suas boas casquinhas do Sistema S…de santo, só tem a voz e o ar constrito quando discursa.

Uma sua delação premiada seria muito mais ampla e completa que a de Antonio Palocci, mas…

Compartilhe

10 ideias sobre “Uma “caixa preta” chamada Gilberto Carvalho

  1. SERGIO SILVESTRE

    Pois é,O tál Pio ai parece que foi amigo da onça do probo e meu compadre de casamento Gilberto de Carvalho,irmão da Márcia que ele cita propina de 200 mil ajuda de campanha.
    Sabe que acontece,tem muito tranqueira que no final da sua vida nada tem a dizer começa depois pelos ex-amigos,vai destilando seu ódio até pela raiva de ser insignificante e passa pela vida desapercebido,se não fosse o ZB te dar oportunidade para escrever baboseiras.
    Duvido que você tenha a ombridade e a probidade de toda a família Carvalho ,que batalharam com a vida no seu Buffet aqui em Londrina.

  2. sergio

    Esquerdalhas canalhas hipócritas acéfalos descerebrados esquerdoPTetas ciganhotos (cruzamento de cigarra com gafanhoto) onde colocam a mão nada funciona nada cresce nada floresce, só a miséria destruição desemprego desesperança, rip the end esquerdalhas.

  3. Célio Heitor Guimarães

    Taí um texto que precisava ser escrito. E ninguém melhor do que o Dirceu Pio para fazê-lo. Parabéns a ele pelo talento e pela coragem. E um grande abraço ao Zé Beto por tê-lo publicado.

  4. Jose

    Silvestre, gostei dessa parte:
    “Sabe que acontece,tem muito tranqueira que no final da sua vida nada tem a dizer começa depois pelos ex-amigos,vai destilando seu ódio até pela raiva de ser insignificante e passa pela vida desapercebido,se não fosse o ZB te dar oportunidade para escrever baboseiras.”
    Vc estava em frente ao espelho quando escreveu isso?
    Afinal é o que vc mais tem feito ultimamente…até porque a maioria dos seus velhos amigos já te abandonou faz tempo.

  5. Paulo Henrique

    Esse Dirceu Pio pelo que parece é um idiota. Conviveu, fez-se de amigo, e só agora resolve mostrar que seu(dele) “amigo” era alguém que não presta, alguém movido a interesses, alguém dissimulado.
    Seja o Gilberto Carvalho tudo isso ou não, esse tal Dirceu mostrou que é exatamente igual ao personagem que ele descreveu.
    Coisa de canalha, de hipócrita.
    Deve ser curitibano.

  6. Francisco Lima

    Quanto ressentimento! Quanta bile! Quanta inveja! Se o escriba tem alguma prova concreta contra Gilberto, além de sua conversa mole, tem a obrigação e a responsabilidade de apresentar aqui no MPF de Curitiba . Estamos aguardando.

  7. Francisco Lima

    Adendo ao texto, e a bem da verdade: Lula foi massacrado pela Globo, e não por Color, no debate de 1989. Até os próprios sabujos da Globo reconheceram publicamente a manipulação.

  8. Dirceu Pio

    Ei, dr, Francisco Lima, procure ler Umberto Eco no ensaio em que diz que as redes sociais deram voz – e que voz ! – aos imbecis….com certeza se referia a pessoas como você….abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.