10:23As pontes do discreto Stamm

Do correspondente na Tríplice Fronteira

O discreto Marcos Stamm, diretor-geral brasileiro de Itaipu, lidou muito bem com os holofotes durante as negociações entre o Brasil e o Paraguai para a construção de duas pontes, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, na tríplice fronteira, e entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai.

Embora de posse da informação de que Itaipu já estava autorizada a financiar as duas obras, manteve o sigilo até o limite, porque era um assunto “das altas partes contratantes”, como se diz na linguagem da binacional. Isto é, coisa de governo para governo, embora Itaipu viesse a ter papel fundamental.

A discrição de Stamm permitiu negociações prolíficas entre Brasília e Assunção, sem alarde na mídia, enquanto ele e sua diretoria também faziam os devidos acertos com seus pares paraguaios.

Ficou definido, assim, que a parte brasileira de Itaipu bancaria a ponte Foz-Presidente Franco, que está na área de atuação da hidrelétrica; e a margem paraguaia de Itaipu financiaria a ponte no Mato Grosso do Sul, longe de Itaipu, mas considerada vital pelo governo do país vizinho.

Discrição, num cargo como o de Stamm, é uma qualidade fundamental. Nesses dez meses de atuação no cargo, Marcos Stamm mostrou, entre outras habilidades como gestor, que sabe a hora e como divulgar uma ação da usina, e quando é o momento de aguardar que tudo esteja definido antes de colocar o pessoal da Comunicação Social em ação.

As pontes, até pelo simbolismo que representam, são o melhor exemplo disso.

Compartilhe

8 ideias sobre “As pontes do discreto Stamm

  1. carla

    Toda hora aparece notícia sobre o diretor-geral de Itaipu… Parece lobby… rsrsrs… Fez isso, fez aquilo… Também com o dinheiro que Itaipu tem, e sem concorrência, não é muito difícil fazer alguma coisa… Até a Gleisi Hoffmann, que nunca trabalhou com finanças, foi diretora financeira de Itaipu e ganhou vários prêmios como “executiva do ano”. Deve ser, mesmo, muito difícil dirigir Itaipu…

  2. um de Foz...

    É ZB, essA sua correspondente fala demais de um cara que fez de menos… competencia nao é o forte ali nao…

  3. Observador

    Discreto? Dia sim, dia sim aparecia nos blogs curiosamente com banners da Itaipu, em inaugurações e reuniões de tudo que é tipo.

  4. Jionathan Almeida

    O Stamm somou pontos positivos. Além de discreto, faz as coisas. Tudo bem que a Itaipu é uma potência, mas veja o que os outros diretores fizeram e o que é feito agora. Nota 10 para o Stamm, esperamos que ele continue e a Itaipu continue esta mãezona de todo Oeste do Paraná, e do Paraguai também.

  5. Madalena

    É impressionante como tem gente que só vê o lado ruim. o trabalho que o Marcos está realizando, com deixa claro a nota do blogueiro, é exemplar. Nada de alarde, mas sempre tem os do contra. Continue assim, meu presidente.

  6. Genival Silva

    agora que a Itaipu tá fazendo um bom trabaio para nóis, vem este povo criticar, sem nossão. parabéns ao senhor marco sta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.