10:23As pontes do discreto Stamm

Do correspondente na Tríplice Fronteira

O discreto Marcos Stamm, diretor-geral brasileiro de Itaipu, lidou muito bem com os holofotes durante as negociações entre o Brasil e o Paraguai para a construção de duas pontes, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, na tríplice fronteira, e entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai.

Embora de posse da informação de que Itaipu já estava autorizada a financiar as duas obras, manteve o sigilo até o limite, porque era um assunto “das altas partes contratantes”, como se diz na linguagem da binacional. Isto é, coisa de governo para governo, embora Itaipu viesse a ter papel fundamental.

A discrição de Stamm permitiu negociações prolíficas entre Brasília e Assunção, sem alarde na mídia, enquanto ele e sua diretoria também faziam os devidos acertos com seus pares paraguaios.

Ficou definido, assim, que a parte brasileira de Itaipu bancaria a ponte Foz-Presidente Franco, que está na área de atuação da hidrelétrica; e a margem paraguaia de Itaipu financiaria a ponte no Mato Grosso do Sul, longe de Itaipu, mas considerada vital pelo governo do país vizinho.

Discrição, num cargo como o de Stamm, é uma qualidade fundamental. Nesses dez meses de atuação no cargo, Marcos Stamm mostrou, entre outras habilidades como gestor, que sabe a hora e como divulgar uma ação da usina, e quando é o momento de aguardar que tudo esteja definido antes de colocar o pessoal da Comunicação Social em ação.

As pontes, até pelo simbolismo que representam, são o melhor exemplo disso.

8 ideias sobre “As pontes do discreto Stamm

  1. carla

    Toda hora aparece notícia sobre o diretor-geral de Itaipu… Parece lobby… rsrsrs… Fez isso, fez aquilo… Também com o dinheiro que Itaipu tem, e sem concorrência, não é muito difícil fazer alguma coisa… Até a Gleisi Hoffmann, que nunca trabalhou com finanças, foi diretora financeira de Itaipu e ganhou vários prêmios como “executiva do ano”. Deve ser, mesmo, muito difícil dirigir Itaipu…

  2. Observador

    Discreto? Dia sim, dia sim aparecia nos blogs curiosamente com banners da Itaipu, em inaugurações e reuniões de tudo que é tipo.

  3. Jionathan Almeida

    O Stamm somou pontos positivos. Além de discreto, faz as coisas. Tudo bem que a Itaipu é uma potência, mas veja o que os outros diretores fizeram e o que é feito agora. Nota 10 para o Stamm, esperamos que ele continue e a Itaipu continue esta mãezona de todo Oeste do Paraná, e do Paraguai também.

  4. Madalena

    É impressionante como tem gente que só vê o lado ruim. o trabalho que o Marcos está realizando, com deixa claro a nota do blogueiro, é exemplar. Nada de alarde, mas sempre tem os do contra. Continue assim, meu presidente.

  5. Genival Silva

    agora que a Itaipu tá fazendo um bom trabaio para nóis, vem este povo criticar, sem nossão. parabéns ao senhor marco sta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>