17:05A PF fortalecerá suas atuações no Paraná, em São Paulo, no Rio e no Distrito Federal

Da coluna Brasil Confidencial, na revista IstoÉ

À frente da Polícia Federal, o novo diretor Maurício Valeixo definiu com o ministro da Justiça, Sergio Moro, o fortalecimento de suas ações a partir de quatro centros: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Esses são os locais nos quais se concentram as principais investigações dos crimes relacionados à corrupção. Antes de assumir a direção da PF, Valeixo foi o superintendente no Paraná. Atuou ao lado de Sergio Moro nas investigações da Lava Jato.
O Paraná ganha relevância não apenas por ser a origem do novo diretor. Mas porque a Lava Jato prossegue e deverá ser concluída em algum momento da era Jair Bolsonaro. Além disso, desde o Banestado, a PF do Paraná especializou-se na apuração de crimes de lavagem de dinheiro.

Brasília
A capital federal do país ganha relevância pelos casos que envolvem autoridades do governo e políticos. E São Paulo e o Rio porque por lá os casos se desdobram, no envolvimento do empresariado e também na investigação das cúpulas do crime organizado. O trabalho da PF deverá aprofundar a apuração da relação entre o crime de colarinho branco e o crime tradicional.

Lavagem
As conexões se dão pelos esquemas de lavagem de dinheiro. As lavanderias usadas pelo crime são muitas vezes as mesmas usadas pela corrupção. Se conectam e se misturam. E muito do que deverá se ver nos próximos meses nas apurações da PF irá nessa direção. Na mesma linha, a PF afinará mecanismos de cooperação internacional.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.