16:25José Cid Campelo, adeus

Do portal Bem Paraná

José Cid Campelo, ex-presidente da OAB, falece aos 86 anos

O advogado José Cid Campelo, que presidiu a OAB Paraná de 1989 a 1991, faleceu nesta sexta-feira (04 de janeiro). Em uma nota divulgada em seu site, a Ordem dos Advogados confirmou a informação, “com grande pesar”.

Cid Campelo tinha 86 anos de idade, dos quais 57 dedicou ao exercício da advocacia – em 2011, inclusive, foi homenageado pela OAB Paraná e recebeu um diploma em reconhecimento aos 50 anos de exercício ininterrupto da advocacia.

Ainda não há informações sobre o que teria causado a morte do advogado, que era casado com Zélia Cavallin Campelo e pai de José Cid Campelo Filho, ex-secretário de Justiça do Governo do Paraná na gestão Jaime Lerner, de Rita Elizabeth Campelo e Joselia Campelo e Silva.

Nascido em 14 de março de 1932, em Paranaguá, Campêlo formou-se na Faculdade de Direito de Curitiba em 1958. Era também formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Antes da carreira jurídica, atuou como delegado regional de polícia em Laranjeiras do Sul e como chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios e Assistência Social.

Foi Procurador do Estado do Paraná e lecionou Direito Público na Faculdade de Administração Professor De Plácido e Silva, em Curitiba. Nos anos 90, por escolha da presidente Violeta Chamorro, foi nomeado cônsul honorário da Nicarágua no Paraná.

Por seu trabalho consular, recebeu a medalha José Dolores Estrada, outorgada pelo presidente nicaraguense Arnoldo Aleman. Dentre as demais homenagens recebidas ao longo de sua carreira destaca-se a Ordem do Pinheiro no grau de comendador, recebida em 2001.

Na seccional paranaense da OAB foi presidente no triênio 1989-1991 e também conselheiro federal de 1993 a 1995.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.