6:36O capitão chegou

por Elio Gaspari

No palanque de mármore do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro fez o seu último discurso de campanha

Jair Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto pela vontade da maioria dos eleitores e com a esperança de dois terços da população. Discursos de posse podem querer dizer muito, ou nada.

O de Tancredo Neves, que não foi lido, queria dizer muito, os de Jair Bolsonaro, afora as teatralidades, acrescentaram pouco ao que disse na campanha. Ele propôs genericamente um “pacto nacional entre a sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na busca de novos caminhos para o Brasil” e reafirmou seu “compromisso de construir uma sociedade sem discriminação ou divisão”.

Quem saiu da cerimônia e soube que, pouco depois, Bolsonaro anunciou que “o Brasil começa a se libertar do socialismo e do politicamente correto”, ficou sem entender nada. Socialismo por cá nunca houve e o “politicamente correto” pode ser muita coisa ou coisa nenhuma.

Entre o discurso feito no Congresso e o do parlatório parece haver um abismo. No palanque de mármore, Bolsonaro repetiu temas que lhe deram o mandato popular. Fica a dúvida em relação ao “pacto”. Ele existe, cheio de remendos, mas chama-se Constituição.

A partir de hoje, discursos de campanha serão inúteis, pois começa o serviço. Ele demanda eficácia e respeito às instituições dentro do pacto existente.

A ideia segundo a qual o Brasil precisa se libertar do “politicamente correto” (uma questão de comportamento) ou do “socialismo” (simples fantasia) é uma construção apocalíptica.

ministro da Economia deverá tomar as medidas necessárias para liberalizar a economia, o da Educação poderá reorganizar os currículos escolares e administrará os recursos da pasta. Já o ministro da Justiça e de Segurança poderá compatibilizar o discurso da lei e da ordem com as leis e a ordem da vida real.

Até agora, como não poderia deixar de ser, tudo são promessas. O único sinal indiscutível, ainda que simbólico, do compromisso de novo governo com a austeridade, esteve no fato de todos os ministros de Bolsonaro terem assinado os termos de posse com uma caneta Bic. (Já houve tempo em que eram populares as Mont Blanc.)

A retórica apocalíptica do discurso no palanque de mármore contradisse a harmonia prometida na fala ao Congresso, mas só o dia a dia do governo poderá revelar o rumo de governo.

Do outro lado do balcão, partidos de oposição liderados pelo PT boicotaram a cerimônia republicana da posse do presidente. Péssima ideia, justificada com argumentos da pior qualidade.

A partir de hoje a oposição deverá partilhar o futuro da vida nacional. O pior cenário possível será aquele em que o Brasil terá um governo empenhado em libertar o país do “socialismo”, e um pedaço da oposição esteja convencida de que ele vem aí, ou deveria vir.

Um choque de visões milenaristas não tem nada a ver com a vida nacional. O mandato recebido por Bolsonaro teve uma essência mais simples. Os brasileiros querem mais segurança, mais ordem e mais liberdade na economia.

Na expressão dessa vontade, repeliram corruptos e apoiaram propostas radicais, até mesmo demagógicas. Daí, não se pode concluir que uma sociedade politicamente radicalizada precisa da construção de conflitos.

Na primeira metade dos anos 60 a radicalização produziu tamanha intolerância política que um pedaço da sociedade não aceitava a hipótese da eleição de Juscelino Kubitschek para a Presidência. Outro pedaço não aceitava que o eleito fosse Carlos Lacerda.

Jamais o país teve dois candidatos mais qualificados e deu no que deu. Ambos foram proscritos pela ditadura.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

Uma ideia sobre “O capitão chegou

  1. Wilson Portes

    Francamente, Sr. Elio Gaspari…
    O final do seu artigo é decepcionante, ao qualificar a ação governamental de JK (o polaco dançador).
    Parece ignorar que o famigerado JK foi o (i)responsável pela gênese do processo sistêmico de corrupção do país, com a loucura da construção de Brasília, a custos jamais calculados e que fez fortunas de “empresários” que deixaram ricos até os de
    sua geração de netos.
    Sem contar com a destruição da malha ferroviária do Brasil, em favor e sob pressão da amaldiçoada indústria nacional de automóveis, cujas montadoras importaram equipamentos já inservíveis
    nos seus países de origem, que produziram verdadeiras “carroças”, nas palavras do grande estadista (???) Fernando Collor de Mello.
    Quer mais, Elio???
    Ou ja está de bom tamanho???
    Tenho dito.

    Jornalista Wilson Portes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.