6:26Corrupção de exportação

por Ruy Castro

os anos 70, como um dos muitos brasileiros morando na Europa, às vezes ficava sabendo de macetes inventados pelos patrícios para driblar a penúria e continuar usando os serviços básicos. Um deles, nos países frios, consistia em fabricar uma pecinha de gelo para usar como ficha nos telefones públicos. Não sei como faziam, mas parece que funcionava. Eu achava engraçado. Hoje vejo que pode ter sido aí que começou nossa carreira de crimes no exterior.

A corrupção no Brasil não tem se limitado à compra de vereadores, deputados, senadores, policiais, fiscais, governadores, executivos de estatais, funcionários de partidos, megaempresários, juízes de diversos escalões, ministros de Estado e presidentes da República. Isso é só no âmbito doméstico —e já seria suficiente para nos perguntarmos como chegamos a tal ponto. O problema é que, diante da aparente impunidade, pensou-se que tais práticas poderiam ser exportadas.

Vide a Fifa. Quando era presidida pelo velhinho Jules Rimet, mal tinha dinheiro para comprar uma bola de segunda-mão. Mas, assim que o nosso João Havelange a assumiu, em 1974, a prosperidade bateu à porta da entidade juntamente com o ingresso de centenas de paisecos que, mais do que futebol, tinham dinheiro e votos para reelegê-lo e vender Copas do Mundo. Hoje, 44 anos e um mar de falcatruas depois, há cartolas, empresários e ex-presidentes de confederações e da própria Fifa sob processo, vários, presos.

As grossas mutretas entre a Odebrecht e nossos governos foram replicadas nas Américas, Ásia e África. Flagradas, ameaçam mandar para as grades por enquanto os poderosos de Peru, Colômbia, Equador e México. E o brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan, está preso no Japão, acusado de sonegar milhões e usar mal o dinheiro da montadora. Ou seja, lá fora a coisa não rola.

Devíamos ter ficado na falsificação das fichas de orelhão.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “Corrupção de exportação

  1. Rene

    Alugo a casa de um militar que fez campanha pelo 17. Ele tinha gato na luz e me acha um idiota por ter tirado o aparato e agora pagar 10 vezes mais de energia…..

  2. jorge

    Belo artigo.
    O Renê deveria ter dado nome aos bois. Endereço,foto etc… do jeito que acusou, pode ser verdade como pode ser canalhice de petistófilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.