7:16Mandou mal, hem Fernanda ?

por Dirceu Pio

Só hoje, 19-12, encontrei tempo para comentar o discurso de Fernanda Montenegro, já amplamente debatido na internet, durante a solenidade de entrega dos prêmios “Melhores do Ano” no programa dominical de vasta audiência, conduzido por Fausto Silva…

Nele, a atriz chama a internet de “terra de ninguém” para, em seguida, num tom veemente, defender a sua classe, a artística, atacada “por uma visão negativa, torpe, agressiva”…

Ainda sem explicitar quem acusa, saiu em defesa de seus pares, bradando: “Não somos responsáveis pela corrupção deste país através da lei Rouanet. É preciso que busquem as gangues onde elas estão…  não somos corruptos…somos dignos, temos uma profissão extraordinária”.

Saiu de cena e largou esse palavrório um tanto desconexo no ar…

A turma do #elenão não parou de aplaudir até agora e a turma do #lulalivre também gostou, embora comemore com mais discrição…não deve ter gostado da frase “é preciso que busquem as gangues onde elas estão”…Diria que bem copidescado, o discurso de Fernanda desceria redondo pela goela de todos eles…

INCOERÊNCIA

Chamo atenção primeiro para a incoerência – se os ataques têm vindo, pelo que parece, da “terra de ninguém”, por que dar tanta importância a eles ?

Ainda eufóricos, os adeptos do #elenão escrevem longos artigos dando nome aos bois: os ataques partem dos apoiadores do presidente eleito, Jair Bolsonaro, chamados genericamente de bolsonaristas.

E aproveitam para defender a Lei Rouanet….

Se isso for verdade, ganha mais sentido o discurso de Fernanda: ela quis, portanto, passar um recado aos “bolsonaristas” que, preconceituosamente, enxerga como inimigos das leis de incentivo fiscal e, por  conseguinte, inimigos dos investimentos em cultura.

Cá no meu canto, eu ando muito curioso em conhecer a lista de cem nomes, de famosos, que se encontra em poder do deputado federal Alexandre Frota (também um artista, por que não ?) e que promete divulgar tão logo assuma seu mandato em Brasília.

Ainda é mera intuição, mas a concluir pelo caráter de alguns membros da classe artística – Zé de Abreu, como exemplo – a relação de Frota virá para desmentir uma das frases de Fernanda: “não somos corruptos”…

PÉSSIMA INTÉRPRETE

É tudo enfim uma péssima interpretação da realidade da política e da economia…o próprio Jair Bolsonaro, em recente entrevista, desmentiu que pretenda eliminar a Lei Rouanet ou as demais, de renúncia fiscal, para incentivar investimentos em cultura…Ele defende que os incentivos fiscais devem ajudar os que precisam e não os que não precisam…

Faria melhor, Fernanda Montenegro, e todos os demais que defendem o incentivo governamental à cultura, se aprofundassem a análise do tema e oferecessem subsídios ao governo sobre como incrementar a atividade cultural fora desse modelo ainda em vigor, que é perverso e insustentável…

As leis de incentivo fiscal à cultura são – todas elas – espécie de válvulas de escape feitas para dissimular uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo…

Oxalá Jair Bolsonaro e os seus vários postos Ipiranga consigam por em prática a promessa tantas vezes repetida em campanha de reduzir impostos e descentralizar a arrecadação, aumentando a participação no bolo tributário de estados e municípios…

Fernanda Montenegro e a turma do #elenão que não se avexem…num regime em que todos paguem menos imposto – e com o fim da corrupção – vão aparecer  muito mais recursos para a cultura…

 

Compartilhe

7 ideias sobre “Mandou mal, hem Fernanda ?

  1. Laura Unni Moser

    Existe algo bem pobre no reino dos ” artistas”.
    Basta ver quem são e quanto receberam ou melhor MAMARAM na Lei Rouanet, quase todos ou a grande maioria artistas da Globo.
    Daí dá pra tirar algo , Vai ver a rede globo paga pra esses artistas o que eles realmente valem, mas, o ajudam ( a globo tem muitos tentáculos ) a conseguir o din din por fora via Lei Rouanet.
    Essa é a verdadeira causa da turma ” ele não”.
    Vai acabar ou diminuir e muito o din din desses chupa cabras,

  2. juca

    Comentário esclarecedor , pelo menos para muitos que escutam, vão a favor dos comentários, das novelas , principalmente das entrelinhas do que a Globo fala e produz.
    Isso é visíveis nos jornais da Globo, nas peças artísticas, nas apresentações dos programas da emissora que não deseja perder espaço não só para a audiência.
    Também a Globo manda seus emissários soltarem pontualmente notícias sempre com o cunho de crítica contra tudo e contra todos que possam quebrar o ciclo de mando da Globo. Afinal são todos assalariados, ou mesmo prestadores de serviços à Globo com uma forma de burlar a legislação através de CNPJ individuais de cada um, sem o registro funcional como qualquer outro “empregado”.
    Neste caso, Fernanda Montenegro, não se nega sua competência como artista, mas daí ser uma porta voz de pseudos artistas , produtores que se valem da Leu Rouanet , já foge um pouco de seu perfil de “DIVA” do dramaturgia brasileira.
    Claro que a Lei Rouanet deve ficar, deve atender seus propósitos, mas também deve ser fiscalizada, auditada, pois isso é função governamental que abre mão de parte dos impostos em contrapartida as empresas financia peças teatrais, espetáculos etc. Há que se lembram que muitos sem o mínimo conteúdo cultural que são beneficiados por tal lei.
    Então o discurso inflamado, com as características bolivarianas da Fernanda Montenegro beira a classificá-la numa chegada nem tanto precoce das escorregadas que nós temos pelo benefício da chegada da faixa etária.

  3. Ana Claudia Fortes

    Lendo a falida gazeta do povo, vi que tem alguns jornalistas que devem gostar desse tal de Rouanet.
    Basta ler oque ele escreve e a defesa desses artistas especialmente os da globo o qual esse jornalista faz parte.

  4. SERGIO SILVESTRE

    Pois é,o plano do BOZO até agora é atacar a lei Rouanet, BNDS,e talvez queira acabar com a micro-empresas e tornar esse Pais uma grande loja de vender copos de segunda como a HAVAN.
    Tambem exilar nossos artistas,que empregam toda sua família e amigos e metem a mão em 80% dos seus salários.
    Ai vamos ter o Frota como representante da nossa cultura e por que não a Joice Hasselman ditando os discursos do Bozo,mas levando para escreve-los o Nilson Monteiro.
    Incrível como um suposto sujeito esclarecido escreve tantas aboboras e não vê que até os Natais são tristes,o povo votou mas não acredita,foi mais um voto de afogadilho.
    Tomara que uma luz,buscada por algum corretor da fé e o Bozo e wife tem bastante,e o exercito dos Malafaias e Edires lhe traga essa luz,é claro ,depois dele depositar até os fundilhos das calças na “fogueira santa,

  5. juca

    P)ois é. Tem alguns por aí que quando comem mamona em demasia ou não comem e ficam com abstinência se olham no espelho e comparam-se a Deus e donos da verdade.
    Não sabia que lá por Londrina, na rua Piaui também tinha comedor de mamona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.