7:21“O incêndio de ocupações em Curitiba precisa ser esclarecido e inocentes não podem mais ser vítimas da ação policial”

Nota enviada pela senadora Gleisi Hoffmann

O incêndio de centenas de moradias em ocupações na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) na madrugada passada e a abordagem promovida pela Polícia Militar do Paraná (PM-PR) aos moradores da região ao longo da última sexta-feira (7) exibem uma realidade preocupante, que faz com que a sociedade exija esclarecimentos urgentes e informações confiáveis por parte das autoridades estaduais.

Combater o crime, principalmente o crime organizado, é dever da polícia e necessidade social. Para tanto, policiais devem estar preparados, principalmente com um sistema de inteligência que articule suas ações sem comprometer a integridade da população inocente nas comunidades onde vão atuar e a sua própria como agentes de segurança.

Infelizmente as famílias de trabalhadores, que perderam o pouco que tinham no incêndio ainda por esclarecer, tiveram direitos violados e se viram criminalizadas pela operação policial. Não há justificativa para ação repressiva e ameaçadora dessa natureza, que resulta em graves consequências. Não se pode admitir uma punição coletiva dos habitantes da comunidade.

Essas pessoas vivem o drama do déficit habitacional, da falta de moradia digna, que afeta milhares de famílias na Grande Curitiba, e são condicionadas a sobreviverem em condições degradantes por falta de uma política habitacional de interesse social, evidenciando o desprezo das autoridades locais por sua gente.

Esse abandono e desprezo são agravados com a violência e o terror de uma ação policial generalizada. É preciso que as autoridades políticas do Estado e o comando da PM esclareçam o crime que vitimou um profissional da segurança pública e a morte até então confirmada de um morador da ocupação, além do incêndio que vitimou as centenas de famílias, evitando, com isso, que situações semelhantes venham a se repetir.

Solidariedade aos moradores das ocupações da CIC que foram atingidas. Apoio aos movimentos sociais de luta pela moradia e às organizações de advogados, imprensa livre e a todas as pessoas que, desde a madrugada,têm se mobilizado em esclarecer, divulgar e prestar socorro e assistência às famílias das ocupações. Condolências às famílias do policial e do morador que foram assassinados.

Compartilhe

4 ideias sobre ““O incêndio de ocupações em Curitiba precisa ser esclarecido e inocentes não podem mais ser vítimas da ação policial”

  1. Pedro Oliveira Ramos

    Essa senhora teve 13 anos no governo e só enriqueceu em cima dos pobres e agora vem reclamar da pobreza desses miseráveis. Que moral tem essa senhora para reclamar?

  2. Ademar Luiz Vieira

    Quem é essa pessoa que quer passar a imagem de defensora dos humildes ?
    Se a Justiça cobrasse dele o que ela e o marido desviaram, dava pra fazer um condomínio de luxo para todas as famílias que estão em áreas de ocupação em Curitiba e Região.
    Ela é tão falsa com a cor de seus cabelos.

  3. Laura Unni Moser

    Essa ex senadora é petista da gema.
    Pra ela quanto pior melhor.
    Nada fez quando ela e o marido tinham o poder quase que absoluto, basta procurar se teve alguma iniciativa deles de acabar ou tentar melhorar as condições de vida desse povo mais necessitado.
    Podiam fazer mas, não fizeram. Preferiram ficar ricos com o dinheiro desviado de tantas torneiras existentes há nível nacional.
    Deveria essa ex senadora fazer a mea culpa antes de ter novamente o foro especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.