17:24Parceria para ligar oceanos

Da assessoria de imprensa da Itaipu

Ratinho Júnior quer parceria da Itaipu para retomar projeto de ligação dos oceanos Atlântico e Pacífico

O governador eleito do Paraná, Ratinho Júnior, levou ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, em reunião nesta terça-feira (4), a proposta de retomada de um projeto de integração dos oceanos Atlântico e Pacífico. A ligação ferroviária e rodoviária entre os portos de Paranaguá (Paraná) e Antofagasta (norte do Chile) seria feita com recursos da Itaipu Binacional.

“O presidente eleito gostou muito da ideia e determinou para, já em janeiro, fazermos um grupo de trabalho sobre isso. Contaremos com a parceria da Itaipu, bancando o projeto executivo e apoiando este sonho antigo dos paranaenses”, disse Ratinho Júnior, nesta quinta-feira (6), antes da abertura do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, no Hotel Recando Cataratas, em Foz do Iguaçu.
O encontro reúne prefeitos (as), vice-prefeitos (as), secretários (as), servidores (as) municipais e vereadores (as) para debater as melhorias na qualificação da gestão municipal. A governadora do Paraná, Cida Borghetti; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, entre outras autoridades participaram da abertura do evento.
O projeto de ligação entre os dois oceanos será tratado novamente na próxima reunião entre Itaipu e o chamado G7 – grupo de entidades empresariais paranaenses que representam o conjunto das forças econômicas do Estado, na próxima segunda-feira (10), na sede do Sebrae-PR, em Curitiba.
O governador eleito, que participará do encontro, reafirmou a importância da Itaipu no desenvolvimento do Estado. “Já é tradição a parceria com Itaipu e será importante podermos continuar contando com a empresa”, afirmou.
No final do mês passado, Itaipu assinou om o G7 um compromisso que prevê uma série de iniciativas e ações para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Paraná, contemplando seus diferentes territórios e cadeias produtivas.
Ligação entre oceanos
Os primeiros projetos de integração entre os dois oceanos são da década de 80. A rede de ferrovias e rodovias ligariam os mais de 3 mil quilômetros que separam os portos brasileiro de Paranaguá, no Oceano Atlântico, e o chileno de Antofagasta no Oceano Pacífico. A ligação viária e ferroviária vai ajudar a desenvolver o agronegócio brasileiro, criando uma nova rota de exportação de produtos para a China.
“É uma obra infraestrutura que vai atender todo o Brasil e o Paraná será o grande beneficiado”, complementou Ratinho. “Com esta ligação, nós seríamos o centro de escoamento de produtos da região, fazendo do Paraná uma área estratégica”.
Encontro dos gestores
A participação da Itaipu no encontro dos gestores serviu para reafirmar o compromisso da empresa com os governos municipais e estadual. Para Cida Borghetti, Itaipu é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas em todo o Estado. “Em várias áreas, Itaipu tem sido um braço forte de apoio aos projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida da população”, disse a governadora, na abertura do encontro.
“Há uma convergência muito grande das ações da Itaipu com o governo do Estado e os municípios”, complementou Marcos Stamm, citando o Programa de Educação Continuada, um convênio assinado entre Itaipu, PTI e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), no mês julho, para qualificação de gestores municipais nas áreas de gestão, educação e saúde.
O programa é voltado ao desenvolvimento de competências dos gestores e técnicos dos 399 municípios paranaenses cobertos pela AMP. O investimento previsto é de R$ 5 milhões e a meta é capacitar aproximadamente 11 mil pessoas até março de 2020. Na área de educação, por exemplo, são promovidos 11 cursos de capacitação. O encerramento deles foi durante o encontro de gestores.

Compartilhe

3 ideias sobre “Parceria para ligar oceanos

  1. Gumercindo Saraiva

    Essa ideia está sendo requentada. O autor foi o saudoso José Carlos Martinez na eleição contra o Jaime Lerner. Ambiciosa demais, não passa. Procure outras coisas mais VIÁVEL como a ligação ferroviária com o Oeste até Guaíra ou, indo até o Mato Grosso do Sul.

  2. SERGIO SILVESTRE

    Não Gumercindo,contra o Requião na famosa campanha vamos colorir o Brasil,mas depois veio o Ferreirinha e o resto nos sabemos de cor e salteado.

  3. A verdade está lá fora

    Desliguem as luzes, pois você e mais 200 milhões de brasileiros e 40 milhões de paraguaios vão pagar esta idéia. Vai ter a bandeira roxa de vergonha na cara por usar um bem público sem quaisquer escrúpolos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.