15:13Democracia?

Só 10% dos brasileiros estão satisfeitos com a democracia, segundo pesquisa feita na América Latina e publicada pela revista Economist (ler abaixo). Os outros 90% não sabem o que é isso. 

Na AL, brasileiros são os mais insatisfeitos com a democracia

Latinobarómetro mostra que apenas 10% dos entrevistados no país estão contentes com o regime

O tradicional Latinobarómetro, levantamento anual de opinião realizado em 18 países latino-americanos, traz o Brasil no último lugar em satisfação com a democracia, com cerca de 10%.

“A democracia na América Latina está em apuros. Essa é a mensagem deste ano”, abre o texto da Economist, que mais uma vez publica com exclusividade a pesquisa, feita por um instituto chileno.

Na região toda, a proporção dos “insatisfeitos com a maneira como a democracia funciona saltou de 51% em 2009 para 71%”, agora. E os contentes caíram de 44% para 24%, “o menor nível desde que a pesquisa começou, mais de duas décadas atrás”.

Mas “isso não significa que a maior parte dos latino-americanos estejam prontos para jogar a democracia no lixo”, acrescenta a revista, sublinhando que mais da metade respondeu que ela é melhor que qualquer outro sistema, “embora isso tenha caído 13 pontos nos últimos oito anos”.

Os latino-americanos “têm muitas razões para reclamar”, avalia a Economist, destacando a queda no PIB per capita desde a crise financeira de 2009 e o fato de que “a percepção de que a renda é distribuída com justiça mergulhou de 25% em 2013 para 16%”, agora.

Relata que “as preocupações econômicas estão no topo na maioria dos países”, que “a criminalidade é a segunda principal queixa” e que “corrupção é outra grande reclamação”. Por fim:

“No Brasil, onde a satisfação com a democracia é a menor entre os 18 países, a desilusão abriu o caminho para que Jair Bolsonaro, ex-paraquedista que exalta a ditadura de 1964-85, conquistasse a presidência.”

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.