11:32O Brasil despreza a História

De Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário

O primeiro presidente do Brasil era militar, marechal. Seu vice, também. O marechal Deodoro não durou nem até a metade do mandato. Fez besteiras, achou que estava ainda no Império, chegou a nomear um primeiro ministro, dissolveu o Congresso em pleno regime republicano. O vice, Floriano Peixoto, vivia às turras com Deodoro desde os tempos de exército. Ganhou a vice em chapa diferente da de Deodoro.

As besteiras de Deodoro caíram de bandeja para Floriano, que as contemplava e conspirava. O vice assumiu e governou um país agitado por guerras, a Revolta da Armada, no Rio, e a Revolução Federalista, no Sul. Prendeu, fuzilou – inclusive nosso Barão do Serro Azul -, aposentou ministros do Supremo, Rui Barbosa fugiu do país. Floriano tinha ideia fixa, a preservação da República e a integridade territorial do Brasil.

A História, disse um filósofo alemão (Marx apenas repetiu, com outras palavras), se repete como farsa. Ela pode nos ensinar coisas, algumas aprendemos, outras esquecemos. A relação entre Deodoro e Floriano foi uma; a ditadura de 1964, outra; o messianismo de Lula e a autossuficiência do PT, as mais recentes. Qual lição aprendemos? Nenhuma, os brasileiros detestam as aulas de História.

Em compensação

Ainda bem que os EUA elegeram Trump e as Filipinas, Duterte, antes que o Brasil elegesse Bolsonaro. Assim não passaremos vergonha sozinhos.

Compartilhe

5 ideias sobre “O Brasil despreza a História

  1. sergio

    Vergonha vai passa vc e seu comentário, aceita que doi menos, Brasil acima de tudo, DEUS acima de todos.

  2. SERGIO SILVESTRE

    Pois é,acima de todos,eu acho que Deus tá de saco cheio de tantos puxas-sacos,ontem já vi uma figura grotesca rodeando o Bolsonaro,daqui a pouco desce toda cúpula da Universal,els topam fazer um Templo de Salomão como adendo do Palácio do Planalto e esse governo ao invéz de usar as leis da constituição vai usar o velho testamento,aquele do Olho Por OLHO.

  3. osvaldo

    O brasileiro não tem autoestima. Uma proposta de mudança grande, finalmente aprovada nas urnas, deveria ter direito à confiança ampliada. Ou democracia só é democracia quanto do PT ganha? Depois desses 16 anos de PT e Temer – corrupção, rapinagem, ladroeira etc. – está na hora de dar um voto de confiança à mudança. Pior do que a era PT é impossível. E vamos parar com esse discurso de falta de legitimidade, risco de danos à legalidade… Temos STF, MP e uma ordem legal que, se aguentou a era PT, aguentará qualquer tranco!!!

  4. Olga Shutaeskova

    Vocês são uns babacas mesmo, usam a historia fragmentada por conveniência, nao tem a menor noção do que escrevem, se soubessem verdadeiramente o que significa comunismo iniciado singelamente por socialismo nao se passariam por imbecis, e se acham capazes de por antecipação, julgar Bolsonaro, dizendo e escrevendo….. o que é pior que o PT?…, depois de tudo que passamos, vimos, lemos, assistimos, sentimos e o que mais se possa imaginar, nem na rua podemos sair sossegados com essa mafia nefasta ptista instalada no poder no Brasil, e vcs inda tem coragem de criticar quem vota contra o PT? Tenham vergonha!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.