9:52Mario da Silva lança hoje “Violão Expandido” na Caixa Cultural

Do jeito que veio

Nesta quarta-feira, dia 10, às 20 horas, o violonista Mario da Silva lança na Caixa Cultural o quarto CD solode sua discografia, “Violão Expandido”. O disco traz significativas obras de compositores brasileiros que escreveram para violão dentro da “técnica expandida”, modalidade surgida em meados do século passado.

Mario da Silva prefere dizer que, embora tecnicamente esta seja uma arte expandida, há também uma “espécie de revolução”, ao permitir que o violão ganhe espaço com sua própria voz. “O repertório do CD fala sobre isso”, destaca. “A obra é um extrato desse pensamento expandido, ou seja, a autonomia do instrumento.”

Convencionalmente “técnica expandida” é a ampliação das possibilidades sonoras do instrumento musical. No caso do violão, ocorre através de batidas percussivas ou mesmo no uso das cordas com objetos variados como copos, talheres, canetas entre outros recursos. Para Orlando Fraga, violonista e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, “todas essas ações ampliam a paleta sonora e, consequentemente, multiplicam as possibilidades composicionais à disposição do autor”.

Compositores

O CD   “Violão Expandido” é uma realização de Alvaro Collaço  Produções e Design Próprio através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, com incentivo da Caixa. O repertório do disco compõe-se somentede obras de compositores brasileiros:  Sérgio Assad, Clarice Assad, Edino Krieger, Jaime Zenamon, Arthur Kampela, Alessandro Ferreira e Chico Mello.

A escolha por esses nomes sinaliza a continuidade da estrada percorrida por Mario da Silva ao longo de uma carreira iniciada há três décadas. Comenta o violonista que “o disco transita num caminho árduo, onde a ideologia é um dos fortes elementos para a comunicação do novo sem esperar retorno”. Para ele a palavra “ousadia” não é conveniente para definir este projeto; prefere “posicionamento”. Como artista sempre optou pelas novas estéticas.

O primeiro CD “Nova Música Brasileira”, lançado em 1997, tinha Edino Krieger no repertório, que volta novamente face à comemoração de 90 anos do compositor. O segundo “Desconstruída Sob Encomenda”, foi produzido em 1999 e o terceiro “Tu Tausan Tu Elve”, em 2012. Seis anos após, “Violão Expandido” dá sequência a uma “unidade de pensamento”, segundo o violonista.

“Não tenho nada contra o repertório tradicional, mas acredito que estou contribuindo à arte violonística, ao optar em trabalhar com compositores que deram uma revolução à arte”.

Mario da Silva insiste no detalhe – o disco que está chegando ao público não é unicamente expandido na técnica, mas avança para outras estéticas e possibilita maior autonomia ao instrumento. “O violão não fica mais ao subjugo de formas musicais pré-estabelecidas, nem é meramente um acompanhador. Como Villa-Lobos afirmou em suas obras, ele tem sonoridade e vida próprias”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.