16:41A morte de Albán e o silêncio do PT

por Clóvis Rossi, na FSP

morte de Fernando Albán, vereador venezuelano de oposição à ditadura de Nicolás Maduro, oferece ao PT e por extensão a seu candidato presidencial, Fernando Haddad, a última oportunidade para demonstrar que ainda conserva alguma pitada de vergonha e de respeito a elementos essenciais da civilização.

Para quem não acompanhou, breve resumo: Albán foi preso ao chegar de viagem aos Estados Unidos e levado à sede do Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência), mais conhecido como centro de tortura. É o equivalente venezuelano do Doi-Codi no qual foi assassinado, entre outros, o jornalista Vladimir Herzog.

Cito Herzog porque o caso de Albán guarda semelhanças com o do jornalista brasileiro: em ambos os crimes, a versão oficial foi de suicídio. No Brasil, provou-se depois que foi assassinato, como de saída suspeitou boa parte do público.

No caso de Albán, a suspeita é a mesma. Ainda mais que a versão oficial é a de que o vereador jogou-se de uma janela do 10º andar do prédio do Sebin, quando todo o mundo em Caracas sabe que as janelas do centro de torturas ficam sempre bem fechadas.

No mínimo, o PT e Haddad têm a obrigação de fazer como o Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU, que exigiu “uma investigação transparente” para esclarecer a morte.

Pedido, aliás, idêntico ao da igreja venezuelana: “Como venezuelanos estamos no direito de reclamar justiça e de que se esclareçam os fatos desta morte que enluta uma família nobre e toda a Venezuela”, diz nota dos bispos.

Mas, se quiser se mostrar de fato decente, o PT e Haddad deveriam, enfim, dissociar-se de um regime ditatorial e fracassado.

Se se pendurou em um informe de um comitê de direitos humanos para exigir a libertação de Lula, deveria, por um mínimo de coerência, apoiar-se no Escritório de Direitos Humanos, muito mais representativo aliás, para condenar “as graves violações aos direitos humanos” perpetrados na Venezuela, conforme informe de junho.

O texto documenta centenas de homicídios, a violência das forças de segurança contra manifestantes, detenções arbitrárias e torturas, e lamenta a impunidade das autoridades responsáveis por tais crimes.

A ONU cita abusos também do Sebin, em cuja sede foi morto Albán.

Não dá para pedir votos contra um candidato radical como Bolsonaro sem desvincular-se de um regime que já pratica o que se teme que virá com Bolsonaro.

O silêncio, no caso Albán, é também um crime.

Compartilhe

Uma ideia sobre “A morte de Albán e o silêncio do PT

  1. jorge Hardt filho

    Um partido da estrela vermelha ( quem viu o filme Katyn, que mostra fato real da 2ª guerra mundial, viu a locomotiva com a estrela vermelha ) vai se esconder atrás do verde – amarelo da bandeira do Brasil
    revela o mau-caráter dessa quadrilha chefiada da prisão em Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.