11:38Fascismos

De Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário

Anitta, a cantora, foi pressionada a tomar posição contra Jair Bolsonaro. Sendo diva e ícone LGBTQIA não pode se omitir frente ao candidato homofóbico. Nesta semana sobrou para a atriz Marina Ruy Barbosa, cujo pai faz apologia do capitão nas redes sociais.

Cobranças como essas têm nome: fascismo de esquerda. (A Record publicou livro interessante, o ‘Fascismo de Esquerda’, de Jonah Goldberg, Rio, 2009). É o contraponto ao fascismo de direita. Os opostos se atraem e um acaba por imitar o outro.

O Brasil de Lula versus Bolsonaro também pratica o fascismo de centro. É o que vivo com as mulheres de minha família, que tentam me forçar ao voto em Ciro Gomes.

Ele outro, outro ele

A equipe do Insulto investiga se é fake news a candidatura de Álvaro Dias à presidência. Não que ele não esteja na propaganda e nem participe dos debates. Muito ao contrário.

É que o senador muda tanto que o eleitor fica sem saber se é ele mesmo ou o outro ele. Um e outro sempre nos confundem, quando o outro ele vira ele outro e o ele mesmo vira mesmo ele.

Material de campanha

A barraca da propaganda de Jair Bolsonaro está movimentadíssima na Boca Maldita. É a única no local, coerente com a origem do candidato: barracas são decisivas em campanhas militares.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Fascismos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.