10:54Todos perderam no debate

Do Analista dos Planaltos

O debate de ontem na RPC poderia ser definido como o do desespero. Não o desespero dos debatedores e sim dos telespectadores e eleitores que, se tinham dúvidas, ficaram com uma certeza: nenhum dos candidatos ao governo do Paraná demonstrou estar preparado para a responsabilidade que é governar com as complexidades e necessidades que o nosso estado possui.

O primeiro colocado nas pesquisas demonstrou ser um bom radialista, capaz de repetir a exaustão um conjunto de frases bem ensaiadas por tantas vezes quantas necessárias. Não foge um milímetro de um script bem elaborado para dar a impressão de que ele, de fato, entende de algo. Claro que o filho do Ratinho tem qualidades, mas não está pronto ainda. Quem sabe daqui uns dez anos.

Já a governadora, estacionada há meses em não mais que 20% das intenções de voto, claudicante e nervosa, não consegue demonstrar que seja firme ou forte como diz a sua propaganda eleitoral. Demonstra boa vontade, mas parece não conhecer o estado onde foi vice-governadora por anos. Tentou duas frágeis pegadinhas contra Ratinho Junior, mas o que demonstrou mesmo é que não teve estratégia para o combate na emissora da Globo e que está muito mal assessorada. Todos reconhecem que Cida é uma excelente pessoa, mas nem isso ela está conseguindo demonstrar. Repetiu no debate o mesmo desempenho dos programas e comerciais que tem apresentado na propaganda: falta de estratégia, falta de propostas lógicas e ausência de brilho ou criatividade.

João Arruda, o sobrinho, demonstrou ser mais que sobrinho de Requião. Demonstrou mais preparo e segurança que os demais, mas sofreu porque desapareceu pela ausência de provocação. Ninguém perguntava para ele, que tentava, quando lhe davam a palavra, colar a imagem de Ratinho Jr e Cida Borghetti à figura mais que desgastada do ex-governador Beto Richa. Demonstrou que tem postura, conhecimento e até mesmo elegância para quem sabe um dia concorrer ao governo com chances reais de vitória, o que não é o caso agora.

Rosinha, foi Rosinha e somente essa palavra resume seu esforço de assumir uma candidatura exclusivamente para o PT ter um palanque para candidatura presidencial e para defender Lula Livre.

Piva, o mais bem humorado e criativo dos candidatos, com tiradas cortantes, trouxe um pouco de tempero para um debate sem sal nem pimenta. Deveria até ser aproveitado em programas de humor. Foi o único capaz de tirar Ratinho Jr um pouco do script. Justiça seja feita, fala tudo com certa propriedade e conhecimento. Não fosse a vestimenta um tanto quanto ao estilo Mazzaropi, talvez seria levado mais a sério. Essa correção será possível para as próximas eleições e quem sabe até possa alçar a um cargo nas eleições proporcionais. Não é desprovido de qualidades não, pelo contrário.

Ogier Buck tem desenvoltura de advogado experiente, mas deixa claro que está ali reconhecendo não ter nenhuma chance eleitoral. Tenta mostrar que é, mas não é, o representante de Bolsonaro no Paraná. Nos debates anteriores se mostrava mais agressivo em relação a Ratinho Jr, cortando as levantadas de Cida Borghetti e de João Arruda. Desta vez, quando lhe levantaram, não cortou uma vez sequer, parecendo não mais querer afrontar o seu ex-empregador Ratinho pai.

O mediador Sandro dal Piccolo sempre elegante e correto, não precisou intervir em nenhum momento. Um debate água com açúcar que deve ter iniciado com baixa audiência e terminado com quase nenhuma.

Resumo: todos perderam, inclusive os telespectadores, mas especialmente os eleitores do Paraná. Se fossemos obrigados a escolher um único participante o faríamos por exclusão e certamente diríamos que Ratinho Jr, no debate, se mostrou o menos pior.

Compartilhe

5 ideias sobre “Todos perderam no debate

  1. marcelo santana

    Fiquei até o final e realmente foi uma lástima , com raras exceções como do piva que enquadrou o 3 em 1 : ratinhojr cida e arruda.

  2. Montesquieu

    O formato é chato, contribui para a sonolência.
    Candidatos que estão atrás e não atacam ,ficando em citações indiretas mostram covardia.
    Parece que capitularam.
    Os debates do Rio e SP foram bem mais quentes com direitos de respostas e acusações firmes.
    No Paraná totalmente morno.
    Ratinho ficou na dele , de quem não precisa atacar.
    Cida sendo Cida é fraca mesmo não consegue articular .
    João só no chá e simpatia.
    Rosinha desperdiça todo o tempo, é uma flor.
    O restante é o restante.

  3. Lucas

    Não vi, mas já supunha isso. Meu voto é em branco tanto para governador quanto para presidente.
    Só vou votar no Oriovisto para senador e ainda, caso não esteja chovendo aqui em Lupianópolis. Ah, apesar do nome da minha cidade, também não voto no Lupion.

  4. Neusa

    Não vi porque já sabia que era isso que ia dar. Aliás, você deve ter escrito isso antes de ir dormir e antes do debate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.