15:39Deu “fake likes” na campanha!

Da assessoria da campanha de Cida Borghetti

Facebook confirma: página de Ratinho Jr se utiliza de “fake likes”

Em cumprimento à liminar da Justiça Eleitoral, em representação ajuizada pela Coligação Paraná Decide, o Facebook confirmou nesta quinta-feira, 27, que a página do candidato Ratinho Junior (PSD) está se utilizando de serviços prestados por terceiros para gerar reações não autênticas nas postagens do candidato, popularmente chamadas de “fake likes”.

O Facebook informou que “constatou a existência de reações não autênticas” na página do candidato do PSD, e explicou que “reações não autênticas são aquelas habitualmente geradas em decorrência de serviços prestados por terceiros alheios aos operadores” da rede social e que “em nada se relacionam com o engajamento autêntico obtido com a utilização das ferramentas legítimas oferecidas pela plataforma”.

Curiosamente, Ratinho Junior anunciou no início da campanha eleitoral, que havia criado um comitê dedicado ao combate de fakes na internet, formado por especialistas, com formação jurídica, nas área de tecnologia da informação e na área de comunicação. De acordo com o Facebook, é o próprio candidato que está se valendo de fakes em suas postagens para aumentar o alcance de suas publicação na internet.

Segundo o advogado Diego Campos, do comitê jurídico de Cida Borghetti, a legislação eleitoral proíbe a alteração da repercussão de postagens “nas páginas de candidatos por intermédio de ferramentas não disponibilizadas pelo próprio Facebook, a exemplo do impulsionamento pago de postagens”, disse Campos

“O Facebook já informou que está providenciando a remoção dos fake likes da página do candidato Ratinho Junior e que o candidato e sua coligação ficarão sujeitos às penalidades previstas na legislação eleitoral”, completou o advogado.

A legislação eleitoral prevê multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil ou, caso haja gasto de recursos para obter os fake likes, o valor equivalente ao dobro da quantia gasta com a ferramenta ilegal utilizada.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Deu “fake likes” na campanha!

  1. vick

    Vamos parar com essa choradeira… a eleição para governador do PR está liquidada! Vai dar Ratinho Filho, não por ser o candidato ideal… mas porque os outros são muito tranqueiras… Cida não é governadora, é GOVERNANTA, pau mandada do marido, o ambicioso Ricardo Barros; e Arruda é um oportunista, sobrinho do vetusto Requião e genro de um dos maiores empresários do Paraná. Arruda é aquele do acidente de carro, furou o sinal, matou duas jovens, o tio Requião deu carteirada e retirou o sobrinho da cena do crime; depois apresentaram outra pessoa como o suposto condutor do carro; desmascarado, Arruda assumiu o acidente e foi condenado. É um rapaz inteligente, bom deputado, mas precisa parar de atirar pedra nos outros, o telhado dele é vidro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.