20:09Bolsonaro teve lesão em artéria e nos intestinos grosso e delgado, mas está estável

Da Folha de São Paulo

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido nesta sexta-feira (3) à tarde a uma laparotomia exploratória no hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, após ser atingido por uma facada durante um evento da campanha na cidade mineira.

Segundo apurou a reportagem, a laparoscopia descartou um lesão no fígado do candidato, mas constatou outra cinco lesões: na artéria mesentérica superior (que sai da aorta e irriga o intestino e outros órgão dos abdômen), no intestino grosso e três lesões no intestino delgado.

Todas as lesões foram reparadas com sucesso. No início da noite, Bolsonaro estava estável, com pressão arterial normal, hemorragia controlada e sem risco iminente de morte.

Bolsonaro chegou à Santa Casa de Juiz de Fora em estado grave. Por causa da extensa perda de sangue, ficou hipotenso (com pressão baixa) e chegou a entrar em choque, uma estado crítico com baixas funções vitais. Segundo publicação de seu filho, Flávio Bolsonaro, no Twitter, a pressão do candidato teria chegado a 10 por 3, quando o normal é 12 por 8.

Depois da realização de um exame de ultrassom, os médicos optaram pela cirurgia para verificar a extensão dos danos. Bolsonaro foi operado pelo Dr Cícero de Lima Rena, cirurgião coloproctologista (intestino), e pelo Dr Glaucio Silva de Souza, cirurgião especialista em fígado, além de uma extensa equipe.

O candidato saiu do centro cirúrgico perto das 20 horas e foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) (Raquel Landim)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.