7:19Vamos vistoriar!

Depois da tragédia do Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu ordens para vistoriar os museus, como informou reportagem de Rodolfo Luis Kowalski no portal Bem Paraná (ver abaixo). Antes de o Museu Nacional virar cinzas, a preocupação com isso chegava ao máximo no “Deus nos proteja”. 

Após incêndio no RJ, bombeiros iniciam diagnóstico dos museus paranaenses

Comando da corporação quer levantamento da real situação dos espaços culturais da Capital

por Rodolfo Luis Kowalski

Após o incêndio que destruiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de janeiro, o Corpo de Bombeiros do Paraná se prepara para evitar que situações parecidas ocorram em Curitiba. Na manhã de ontem, os grupamentos da Capital realizaram uma reunião e receberam a determinação para iniciarem um levantamento a fim de se saber quais as condições reais dos espaços museais da cidade.

A última vez que foi realizado um levantamento desse tipo foi em 2013 e na ocasião os bombeiros do Paraná constataram que pelo menos cinco museus estavam em desacordo com as regras e orientações estabelecidas pela corporação: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu Alfredo Andersen, Museu Paranaensense e Museu do Expedicionário.

Em 2015, logo após um incêndio de grandes proporções atingir o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, dois desses estabelecimentos (o MON e o do Expedicionário) já estavam se adequando às recomendações, enquanto o Museu Paranaense havia prometido colocar em prática no ano seguinte um projeto que adequaria o espaço de acordo com as regras e orientações dos bombeiros (mas a situação dependeria da disponibilidade de verbas).

Já os casos do MAC e do Museu Alfredo Andersen eram mais complicados. Os estabelecimentos não possuíam nenhum projeto de prevenção de incêndio, sofriam com a falta de sinalização sobre saídas de emergência e os espaços não eram adaptados para facilitar a saída do público, em caso de necessidade de evacuação.

De acordo com o Major Leonardo, ainda não é possível avaliar qual a situação atual dos museus curitibanos e qualquer avaliação nesse sentido seria precipitada neste momento. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, existem atualmente no Paraná 313 museus, sendo que cerca de 40% desses estabelecimentos estão sediados na Capital.

“Essa informação (de como estão os museus que precisavam de adaptações) que pedimos para as unidades operacionais levantar, bem como a real condição dos museus da cidade. É um levantamento não tão simples de se fazer”, explica o Major Leonardo. “Amanhã (hoje) possivelmente faremos uma reunião pela manhã para verificar como estão esses dados e poderemos passar mais informações à sociedade.”

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.