9:27O pós-Temer vem aí

por Alvaro Costa e Silva

Erra quem pensa que Michel Temer, à espera de deixar a Presidência, passa o tempo bebendo cafezinho fraco e frio. Como bom reformista, ele está preparando a cama para seu sucessor. Com zelo e jeito.

Ao topar o acordo que permitiu o aumento de salários dos ministros do STF em 16,38%, Temer apertou o botão do efeito cascata que irá implodir o Orçamento do ano que vem. Mas, e ele com isso? Como não terá nada a ver com o rombo, no mesmo Orçamento estrangulado pelo teto de gastos e pela regra que trava financiamentos, de pelo menos R$ 258 bilhões em despesas sociais, que ainda precisarão da aprovação do Congresso em 2019 (e que Congresso saído das urnas será esse?).

De acordo com o IBGE, faltou trabalho para 27,6 milhões de brasileiros no segundo trimestre, número que engloba não só os desempregados, como os 4,8 milhões que desistiram de procurar uma vaga, juntando-se àqueles que vivem na informalidade ou no deus-dará das ruas. Reverter esse quadro com políticas públicas será um desafio para o próximo presidente. Temer, que chega ao fim do mandato com a marca de ter colaborado para o pior ciclo de crescimento do Brasil em cem anos, ficará assistindo a tudo de longe.
O que não se sabe é de onde.

Como se não bastasse, convive-se, em plena campanha eleitoral, com o boato de nova paralisação dos caminhoneiros em todo o país por tempo indeterminado logo depois do feriado da Independência. Com a disparada do dólar, no fim de agosto o preço do diesel teve um reajuste de 13%. Na última paralisação, em maio, havia a suspeita de participação de empresários do setor de transportes no movimento. Se ela foi investigada ou comprovada, ninguém sabe.

Para sorte nossa e da nação, os presidenciáveis têm solução para tudo e qualquer problema. Até para o Museu Nacional destruído. O único que não sabe pergunta lá no posto Ipiranga. Se estiver aberto e funcionando.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.