7:21Um homem que sabe fazer e faz

por Célio Heitor Guimarães

Na semana passada, lamentei o quadro que se nos apresenta para o governo do Estado. Candidatos, só da segunda divisão. Ou terceira. Enganei-me. Há entre os disputantes um grande nome, uma grande figura – talvez a melhor que se pudesse encontrar no momento atual. Só que fora de lugar. Refiro-me, é claro, ao notável Darci Piana, escalado como vice na chapa do jovem roedor.

Darci, além de decente e trabalhador, é um grande caráter, respeitado por todo o Paraná e grande parte do Brasil. Nascido em Carazinho, no Rio Grande do Sul, senta praça neste Estado desde a juventude e aqui foi quase tudo, inclusive presidente e fundador do Paraná Clube.

Com 13 anos, ainda menino, transferiu-se para Palmas, no sudoeste paranaense. Trocou a terra vermelha pela neve. Abrigado no hotel do ‘seu’ Humberto Giotto, que considerava um segundo pai, Darci foi controlador da rodoviária e entregador de encomendas chegadas ao terminal da cidade. Aí, veio para Curitiba. Aqui, da pensão da Rua Dr. Muricy, esquina com Saldanha Marinho, em cima de uma lavanderia, onde mandava lavar o seu único terno, foi representante comercial e presidiu o Sincopeças, a Sincocr, da qual foi também fundador; o conselho do Paranacidade e a superintendência regional da CFP. Mais: foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e, até muito recentemente, exerceu a presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e a vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo. É cidadão honorário de metade das cidades do Paraná e coleciona uma dúzia de medalhas e galardões, incluindo a Medalha Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello, concedida pelo Parlamento Mundial para a Segurança e Paz; Medalha do Pacificador “Duque de Caxias”; Prêmio de “Honra ao Mérito, conferido pelo consulado francês; e Honra ao Mérito da Associação Giuseppe Garibaldi.

Na Fecomércio, Piana fez um trabalho memorável. Dinamizou o órgão, corrigiu-lhe as falhas, recuperou-lhe o prestígio. Apenas com trabalho, muito trabalho. Atuou também na preservação da arte e da cultura paranaenses, como na restauração do Paço da Liberdade, antiga Prefeitura Municipal, e do Cadeião de Londrina. Essa atuação no meio cultural levou-o à Academia Paranaense Letras, onde está muito bem posto.

Não conheço pessoalmente Darci Piana. Só de vista e à distância. Por culpa exclusivamente minha. Mas há muito acompanho a caminhada desse gaúcho que em boa hora o Paraná acolheu e agora é gente nossa. Sigo seus passos e sou informado não apenas pela imprensa, mas também por amigos em comum que o conhecem de perto e o querem muito bem. Márcio Augusto Nóbrega Pereira, por exemplo, que conhece Darci há séculos e com ele divide a arquibancada do Paraná Clube, destaca a inteligência e a determinação dele, que jamais se deixou abater, na vida pessoal ou profissional, pelos obstáculos que se lhe apresentam pela frente. Perdeu um filho precocemente, dor que desestabiliza o ser humano, mas para Darci a perda sofrida ofereceu força para seguir em frente com mais ardor, em homenagem a Eduardo Luiz. Para o atleticano Luiz Renato Ribas, amigo mais recente, Darci tem uma virtude impar, fora do comum no mundo atual: “Quando ele confia em uma pessoa, transforma-se em sua alma gêmea, sem economizar conceitos. É um amigo de verdade, leal e dedicado”.

Encômios à parte, Darci Piana é, acima de tudo, um homem de ação e um visionário, que onde atua valoriza o trabalho e colhe bons resultados. Algum tempo atrás, em pronunciamento na Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande, expôs algumas de suas ideias sobre a administração pública, destacando que o planejamento é o segredo do negócio: “Sem planejamento não há gestão”. Foi além: “Nosso país perdeu suas referências na área de planejamento, embora todas as instâncias do poder público tenham suas próprias secretarias de planejamento e gestão. É inacreditável. Se esses órgãos cumprissem suas funções, não teríamos o caos administrativo-financeiro que imobiliza Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de centenas de municípios. Em segundo lugar, é preciso que pensemos o futuro”.

Pois agora é muito possível que você, meu bom Darci, tenha a oportunidade de pensar o futuro do Paraná. E trabalhar por ele, com a costumeira competência. Claro que muito melhor seria se houvesse uma inversão de posições e você assumisse a cabeça da chapa pela governança do Estado. Mas isso já seria pedir demais a um homem que nunca atuou na política partidária e jamais se submeteria aos conchavos rasteiros que dominam a política deste Estado e desta Nação. De uma forma ou de outra, porém, um dia você chegará lá.

Compartilhe

9 ideias sobre “Um homem que sabe fazer e faz

  1. Aída Santos Assunção

    Concordo com você!!
    Darci Piana é o diferencial dessas eleições!!!

  2. Cristiane

    Meu Deus, esse cara nunca fez nada dele? Sempre foi dependente do sistema sindical de empresários. Parece que é um pelejo que se dedicou a bajular empresários. Talvez eu esteja errado, mas pelo curriculum que esse Celio Heitor expôs parece isso. Me corrijam por favor.

  3. Célio Heitor Guimarães

    Faça o seguinte, meu prezado Anacleto: compare o currículo de Darci com os dos demais candidatos a governador e a vice e depois se manifeste.

  4. Planejador

    A história do planejamento é a mais pura verdade…como é possível as coisas darem certo sem planejamento prévio e coordenação/monitoramento contínuos?! Tem que reforçar a secretaria de planejamento, a gestão e as entidades de pesquisa do Estado, porque para tudo isso, também precisa-se de dados e informações com confiabilidade e integridade! E botar as universidades pra subsidiar estas decisões também! Sempre focado no desenvolvimento, considerando o princípio da tríplice hélice: a universidade, a indústria e o governo promovendo inovação e desenvolvimento econômico!

  5. Paula

    Cara Cristiane,

    você está completamente equivocada e errada, sim. Como a senhora mesma pede: “me corrijam, por favor”, aqui declaro que nunca Darci Piana foi um “pelejo que se dedicou a bajular empresários” ou sequer viveu “dependente do sistema sindical de empresários”, em suas palavras.
    Talvez por vangloriar algumas posições de interesse do estado e de classes, o autor Célio Heitor não contou de forma completa a trajetória de Darci Piana, que só chegou a todos esses cargos (leia-se Sebrae/ SESC/SENAC e Fecomério) porque antes de tudo foi EMPRESÁRIO.
    Passou mais da metade de sua vida como Representante Comercial e depois foi dono de uma das grandes distribuidoras de motores e peças para linha pesada do estado do Paraná.
    Porém, após a morte de seu filho, sentiu necessidade de dedicar-se a causas de desenvolvimento econômico e social de nosso estado e não apenas ao seu próprio bolso.
    Reforço esse pensamento, pois em praticamente NENHUM DESSES CARGOS citados pelo autor, Darci Piana NÃO RECEBE SALÁRIO, pois são atividades de cunho profissional, porém que não devem onerar o sistema.
    Logo, creio que vale a senhora saber mais sobre as pessoas, antes de somente criar juízo de valor, seja sobre o citado, seja sobre qualquer outro candidato, pois independente de estarem em situação passível desse julgamento, são pessoas, profissionais, tem família e não estão aí somente para servirem de alvo.
    Espero tê-la corrigido e que busque saber mais, independente de seu voto e/ou do meu.

  6. Lauro Freitas

    Concordo com tudo que você disse Célio, o Darci Piana é um homem extraordinário.

  7. LUIZ RENATO RIBAS SILVA

    É Cristiane, com todo o respeito, conforme-se com seu equivoco sobre Darci Piana, um gaúcho de Carazinho, que aos 12 anos partiu, com uma malinha e uma só vontade, para ser alguém útil na vida carregando malas e pacotes na rodoferroviária de Palmas, para pagar seu pão de cada dia, até alcançar ,com seu esforço e mérito próprios, as posições que muito o honram em sua trajetória vitoriosa, como homem simples e, extremamente, responsável. Quando aceitou, agora, a entrar na vida politica, eu mesmo o adverti, dizendo que ele poderia se machucar com essa podridão do sistema mais cruel e criminoso atuante neste país. Ele concordou, mas respondeu: creio que todos os homens de bem tem de correr esse risco para superar o homens do mal. Aviso aos navegantes: vão ao site http://www.memoriasparana.com.br e ouçam o depoimento de humildade e mérito do sr.Darci Piana, um homem que representa o diferencial politico.

  8. Joil

    Trabalho no Sistema que foi comando pelo Sr. Darci Piana e assino em baixo confirmando tudo o que o Sr. Célio escreveu. O Piana é um homem íntegro e com uma grande visão do futuro. Com certeza é um diferencial importante com relação aos demais candidatos.
    Portanto, antes de criticar ou duvidar, por favor, se informem. Ainda existem homens como o Piana no Brasil. Pena que são poucos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.