15:47GPS na alma

De Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.... Frase de Fernando Pessoa.

“Você é um talento que se perdeu no caminho”. O autor da frase queria elogiar. Não, foi xingamento, o estar perdido pelo caminho, sem dúvida. Mas não o único, teve o atribuir talento. Há quem adore elogio, falso ou sincero. É a maioria. Há a minoria, até insignificante, que detesta elogio.

Há razões para rejeitar elogios. Como atribuir qualidade que o elogiado não aprecia. Ou não registrar a qualidade que o elogiado atribui a si mesmo. Na minoria estão os que consideram o elogio uma abusiva invasão de privacidade, intimidade não autorizada, intromissão abelhuda.

O “talento que se perdeu no caminho”.  Não revelou o talento, ainda bem, ofensa agravada. Perdido no caminho: quem tem caminho na vida? Tirando políticos, conheço no máximo uns cinco caras nascidos com GPS  na alma, rota prévia, traçada e inalterável, metas para cada etapa de vida.

Elogio que desagrada remete a Anatole France. Em visita ao Brasil foi saudado por Rui Barbosa na Academia. Nossa pororoca de sinônimos enalteceu a obra filosófica de France, prêmio Nobel de Literatura. Que, de volta à França, reclamou que Rui ignorara sua obra literária.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.