8:19“A torcida humana” do Atlético Paranaense e Ministério Público

A “carta aberta” que a diretoria do Clube Atlético Paranaense publicou na página do clube na internet sob o título “A torcida humana” só pode ser uma piada (ler abaixo). Trata dessa barbaridade que é a torcida única num jogo de futebol m- e que será adotada hoje na partida contra o Flamengo, atendendo a uma ideia de algum çábio do Ministério Público do Paraná. “Estamos tentando reparar algo que faz parte do direto fundamental dos seres humanos… O futebol não é uma guerra. É um jogo, é um esporte e aqueles que não puderem conviver pacificamente com o torcedor do outro clube ao seu lado, não pode viver em uma sociedade”, está ali escrito entre outras platitudes. Esqueceram apenas de informar que desde que bandidos começaram a bagunçar o coreto através das chamadas “torcidas uniformizadas”, não conseguiram ter capacidade de impedir tal absurdo com medidas que, por exemplo, deram certo em países da Europa, etc. No texto, generalizaram, classificaram a maioria dos torcedores, aqueles que amam o futebol e vão a campo apenas para ver o jogo, de incapazes de viver em sociedade e, assim, por tabela, protegeram os arruaceiros. Com que cara vão ficar os que aprovaram e publicaram esta “carta” se houver um quebra-quebra entre os marginas das próprias “organizadas” do Atlético, como já aconteceu várias vezes? Depois de sacramentado este atentado contra a beleza do futebol, penalizando a parte sagrada, a que dá razão de ser ao espetáculo, a melhor atitude do clube seria ficar quieto, porque, como diz o ditado, quem fecha a boca não… 

A TORCIDA HUMANA
Artigo 1° – DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS – 1948
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Com base nesta declaração, que completa 70 anos, o Clube Atlético Paranaense, o Ministério Público do Paraná e a Polícia Militar, implementaram uma nova maneira de encarar o público presente em um evento como um jogo de futebol.
No estádio do Atlético Paranaense, não há espaço para o confinamento da torcida adversária. Nossa Arena foi construída com as normas da FIFA para sede dos jogos da Copa do Mundo.
Estamos tentando reparar algo que faz parte do direto fundamental dos seres humanos.
Não estamos fazendo nada de novo.
Estamos, sim, trazendo de volta o que é certo e correto.
O futebol não é uma guerra. É um jogo, é um esporte e aqueles que não puderem conviver pacificamente com o torcedor do outro clube ao seu lado, não pode viver em uma sociedade.
Vivemos em um país de exceções que viram regras, que o errado passa a ser certo, que a mentira passa a ser verdade.
Já está mais do que na hora de um basta.
Os jogos do Atlético Paranaense nunca serão de torcida única, serão sempre jogos de uma torcida humana, pacífica e ordeira que torce e vibra com seu time, sem precisar desrespeitar o seu adversário, ou muito mais do que isso, sem desrespeitar seu vizinho de cadeira que por ventura esteja torcendo pelo time adversário.
Defender o errado e defender o espaço confinado da torcida adversário é fácil.
Difícil é entender que se alguém não iniciar uma mudança para o lado certo, esse caminho nunca será trilhado.
Estamos dando o primeiro passo. Sabemos que por enquanto estamos pouco acompanhados.
Mas também sabemos que para uma mudança de cultura é preciso caminhar.
Que a sociedade nos julgue por isso.
Que os nossos sócios e torcedores nos julguem por essa atitude.
Porém, como são características dessa instituição chamada Clube Atlético Paranaense: somos inovadores, rebeldes com situações erradas, ambicionamos um futebol melhor para o Brasil e temos um grande entusiasmo que todos aqueles que querem um país melhor e um futebol melhor, estarão conosco.
Não queremos um estádio com torcida única, queremos um estádio com TORCIDA que sabe respeitar os direitos do próximo.
Nunca seremos menos vibrantes pelas nossas cores, mas sempre seremos seres humanos que respeitam seu semelhante, NÃO IMPORTA A COR, SEXO, IDADE, RELIGIÃO OU TIME QUE TORCE.
Vamos todos juntos por amor ao Furacão!
Clube Atlético Paranaense
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.