11:16Livro orienta sobre como o consumidor deve defender direitos

Do jeito que veio:

Um verdadeiro guia de defesa dos direitos do consumidor em linguagem simples e objetiva, embora escrito por um advogado. A frase resume o teor do livro “Direitos do consumidor”, de autoria de Cláudio Henrique de Castro, que está sendo lançado pela editora Íthala, com prefácio do professor José Isaac Pilati.

Através de textos curtos e objetivos, que fogem ao tradicional “juridiquês”, a publicação de 194 páginas mostra ao que, pela legislação em vigor, em especial o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor têm direito, nas mais diversas situações do cotidiano.

O livro aborda trata desde questões mais simples como o direito à informação quando da compra de um remédio até temas mais complexos como contratos com cláusulas esdrúxulas e sobre a diferença de preço em relação à forma de pagamento.

Provas

Castro também oferece dicas de como comprar bem e até de como o consumidor deve produzir provas para defender seus direitos na justiça. O livro ainda destaca um bloco de temas relativos aos direitos da cidadania, onde aborda questões como o fim da tarifa domingueira no sistema de transporte coletivo de Curitiba.

Trata-se de uma obra útil, de uso permanente, destinada a orientar de forma clara o consumidor a defender seus direitos, inclusive junto aos órgãos de defesa de consumidor e a justiça.

O autor

Com doze livros e mais de 500 artigos já publicados, Cláudio Castro é graduado em Direito (UFPR – 1994), possui mestrado em Direito das Relações Sociais (UFPR – 2000). Especializado em Direito Administrativo (IDRFB – 2006), Direito Penal e Criminologia (ICPC – 2007). É advogado, professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, professor da pós-graduação da Universidade Positivo e analista de controle do Tribunal de Contas do Paraná. Promove palestras na sua área de atuação, tendo participado de centenas delas na Capital e no interior do Estado do Paraná, em graduações e pós-graduações de Direito. Participa de linha de pesquisa na pós-graduação de Direito da PUCPR.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.