12:04Arquitetura em debate: concursos públicos

Do jeito que veio:

O seminário Arquitetura em Debate propõe nessa 1ª edição o tema Concursos de Projetos.
O Concurso Público de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é uma modalidade de licitação, prevista em lei, cuja contratação é exclusivamente baseada no critério da QUALIDADE. A escolha do vencedor é realizada por um júri especializado, desta forma garante uma ampla participação e a transparência.
A falta da utilização desse instrumento pelo poder público é um triste fato do cenário curitibano e paranaense. Há mais de 20 anos Curitiba não realiza contratação de projetos através de concurso públicos, mesmo diante do histórico de destaque que as equipes locais vêm apresentando no cenário nacional e internacional desde a década de 1960. 
A necessidade de discutir a contratação de projetos através de concursos surgiu de algumas ações que se iniciaram no segundo semestre de 2017 que partiram de um grupo composto por jovens escritórios curitibanos. O movimento teve um crescimento expressivo ganhando apoio e participação das entidades ligadas à arquitetura e urbanismo, como o IAB-PR, ASBEA-PR, SINDARQ-PR, CAU-PR e também de representantes dos cursos de arquitetura e urbanismo de Curitiba e vereadores.
Em novembro de 2017 o grupo promoveu um abaixo assinado com o objetivo de sensiblizar a administração municipal pela contratação de projetos através de concurso. O grupo também se dispôs a colaborar, oferecendo ajuda voluntária para a realização de um primeiro concurso no município. O Abaixo assinado teve a adesão de cerca de 1430 pessoas.
A discussão foi levada até a Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba, que acolheu a ideia de promover uma Audiência Pública sobre o tema tendo como premissa discutir de forma ampla e democrática a realização de concursos públicos na capital paranaense.


Com o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema foi proposto um seminário que ocorrerá juntamente com a audiência pública e abordará os seguintes temas:
– O papel do poder público na realização de Concursos de Arquitetura
– A discussão da cidade sob a ótica dos Concursos de Arquitetura
– A importância do Projeto para Habitações de Interesse Social
Além da discussão da temática apresentada, também ocorrerão oficinas que irão debater questões urbanas como intervenções e leitura do espaço, direcionadas à comunidade e estudantes. Também será promovida pelo CAU-PR e SINDARQ-PR oficinas que abordarão a assistência técnica profissional e instrução à gestores públicos.
A partir das ações apresentadas o grupo espera como resultado uma ampliação da discussão que resulte em uma nova política de contratação de projetos de equipamentos e espaços públicos que poderão possibilitar a materialização de uma cidade inteligente e inovadora. 

Agenda:

08 de agosto 14:00h

Audiência Pública
Participantes:
Comissão de Urbanismo CMC
Ronaldo Duschenes – CAU-PR
Fabio Henrique Faria
Prof. UTFPR Thais Sabóia
Gilson Paranhos
Convidados 
Representantes IPPUC
Representante Prefeitura
ouvintes: Representantes RMC e Estado do Paraná

08 de agosto 19:00h
Palestra – O papel do poder público na realização de Concursos de Arquitetura com presidente da CODHAB-DF Gilson Paranhos
Mesa Redonda
Mediação: 
Prof. UTFPR Thais Sabóia
Prof. UFPR Emerson Vidigal

09 de agosto 14:00h
Oficina para estudantes
Fotografia: Leitura da cidade
Realização: escritórios de arquitetura

09 de agosto 19:00h
Palestra – A discussão da cidade sob a ótica dos Concursos de Arquitetura. 
Arq. Álvaro Puntoni
Mesa Redonda
Mediação: Alexandre Ruiz, Fabio Henrique Faria, Igor Spanger

10 de agosto 14:00h
Oficina para estudantes
Fotografia: Leitura da cidade
Realização: escritórios de arquitetura

10 de agosto 19:00h
Palestra – A importância do Projeto para Habitações de Interesse Social
Elisabete França
Mesa Redonda
Mediação: Fabiano Borba Vianna e Fábio Domingos Batista

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.