16:14Curitiba de asfalto novo e os acidentes por falta de sinalização

por Elton Pereira dos Santos

A sinalização de trânsito é orientação obrigatória nas vias. A ausência confunde o motorista e pode provocar acidentes como já anunciado no dia 9 de junho de 2018 no artigo: “As ruas com asfalto novo, a falta de sinalização e as multas que atropelam as leis”(https://www.zebeto.com.br/as-ruas-com-asfalto-novo-a-falta-de-sinalizacao-e-as-multas-que-atropelam-as-leis/#.W2Wogbhv_IU).

O asfalto novo em Curitiba, há muito tempo esperado em alguns bairros da cidade, vem sendo providenciado, mas a sinalização das vias está um pouco demorada e provocando acidentes como noticiado por vários meios de comunicação da cidade no último mês.

A falta de sinalização nas vias de asfalto novo, assim como em outras vias da cidade, é responsabilidade da Prefeitura. Os acidentes por falta ou insuficiência da sinalização gera responsabilidade civil ao município, que tem o dever de reparar o dano causado ao cidadão.

A demora no emprego da sinalização de trânsito não justifica, pois a recuperação das vias pode ser realizada de maneira gradativa, acompanhado da sinalização e reforçando com outros tipos de sinalização nas vias ainda não sinalizadas, chamando a atenção dos condutores e evitando acidentes.

O asfalto novo e com a sinalização adequada ainda esconde outros perigos nas vias: são as tampas de bueiros e as rampas de acesso dos cadeirantes fora do nível do asfalto.

As tampas de bueiros fora do nível do asfalto podem causar danos nos veículos (pneus e suspensão), acidentes, como, por exemplo, desequilibrar um motociclista, que pode cair; na rampa de acesso dos cadeirantes o risco de alguém cair ou coisa pior.

As rampas de acesso dos cadeirantes nas cidades têm que ser observadas de modo geral, pois em Curitiba existem apenas 12,6% das que seriam necessária, segundo Censo do IBGE 2010.

A causa de acidentes na grande maioria vezes é a imprudência dos motoristas, mas também pode ser da administração que não faz seu dever.
REFERÊNCIAS:

G1, Paraná. Asfalto no Sítio Cercado está novo, mas falta sinalização. Disponível em:<http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/curitiba/v/asfalto-no-sitio-cercado-esta-novo-mas-falta-sinalizacao/6902503/>. Acesso em: 04 ago. 2018.

SILVEIRA, Alex. Prefeitura revitaliza ruas de Curitiba, mas entrega obras sem sinalização. Disponível em:<https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/prefeitura-revitaliza-ruas-de-curitiba-mas-entrega-obras-sem-sinalizacao-5akhj67iuv8pbz5l2bdaqanmz>. Acesso em 04 ago. 2018.

BALAÇO GERAL CURITIBA. Moradores reclamam de ruas mal sinalizadas. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=VQVFPI_3wbo>. Acesso em: 04 ago. 2018

Compartilhe

2 ideias sobre “Curitiba de asfalto novo e os acidentes por falta de sinalização

  1. Daniel Trinkaus

    Excelente artigo doutor Elton
    Asfalto novo todos queremos porém deve ser desenvolvido de maneira planejada para que uma melhoria para a população não vire uma dor de cabeça para as pessoas.
    Além de acidentes a falta de sinalização descaracteriza as multas aplicadas pelas instituições abrindo precedentes para recursos de motoristas imprudentes.

    Daniel Trinkaus

  2. Ademar Luiz Vieira

    Esse Elton e esse tal de Daniel devem ser eleitores do Mordomo de Filme de Terror, o qual acabou com a nossa cidade.
    Se Deus o qual fez o mundo em sete dias ( poderia ter feito em apenas um) imagine o atual prefeito o qual tem que arrumar a bagunça deixada pelo ex e ainda arrumar dinheiro e a cidade.
    Vão com calma, vamos voltar a ser a cidade de primeiro mundo novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.