14:33Governo tem até terça para se defender em ação por morte de Bacuri na ditadura

por Mônica Bergamo, na FSP

O governo brasileiro tem até esta terça (31) para se defender de uma ação que pede a responsabilização do Estado pela morte de Eduardo Collen Leite, o Bacuri. O caso tramita desde 2011 na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

A ação foi movida pelo Centro pela Justiça e o Direito Internacional, a mesma ONG que atuou no caso de Vladimir Herzog. No começo do mês, o Estado brasileiro foi condenado pela tortura.

Guerrilheiro da luta armada contra a ditadura militar, Bacuri é considerado o militante que mais tempo passou mas masmorras da repressão: foram 109 dias sendo torturado em instalações da Marinha, do Exército e pela equipe do delegado Sérgio Fleury.

De acordo com relatos históricos, Bacuri já não movia as pernas quando foi morto. Ao ser reconhecido pela família, não tinha olhos, orelhas e língua.

“O Estado brasileiro nunca esclareceu as condições em que o Eduardo morreu”, diz Beatriz Affonso, diretora do Centro pela Justiça. Segundo os militares, ele foi abatido num tiroteio ao resistir à prisão. O Estado até hoje sustenta a tese na comissão internacional.

A expectativa é que a condenação do caso Herzog ajude no andamento do processo de Bacuri e de outros. Na sentença, a Corte Interamericana de Direitos Humanos considerou que a ditadura cometeu crimes contra a humanidade, que não prescrevem nem podem ser alcançados pela Lei da Anistia.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.