17:31Lembranças de um cavalo cor de rosa

requiaoexeércitocavalaria

Roberto Requião de Mello e Silva no tempo em que era aluno do curso de Cavalaria do CPOR

O senador Roberto Requião (PMDB) publicou a foto acima no seu endereço numa rede social. É de quando foi aluno do Centro de Preparação dos Oficiais do Exército (CPOR) de Curitiba, onde frequentou o curso de Cavalaria. É dessa época a famosa história de que teria participado de uma ação “revolucionária”, junto com alguns colegas, ao pintar de cor de rosa o cavalo de um capitão, instrutor do curso. Lenda? Folclore? História inventada como a do Ferreirinha? Nananinanão! O cronista e cartunista Dante Mendonça foi atrás e recuperou uma edição de 28 de abril de 1962 do jornal Tribuna do Paraná onde, na primeira página, a segunda manchete da primeira página era “Alunos do CPOR pintaram cavalo do oficial de cor-de-rosa”. O texto da reportagem:

Seis alunos do Curso de Preparatório de Oficiais da Reserva, sem pensarem nas conseqüências de seu ato, resolveram fazer uma brincadeira com um oficial superior. Os seis jovens, iludindo a vigilância dos guardas, penetraram no quartel e pintaram o cavalo de uso de um oficial com tinta cor-de-rosa. Brincadeira de mau gosto, mas que não os eximiu de serem enquadrados no artigo 228 do Código Penal Militar e de estarem sujeitos a penas que podem chegar a três anos de reclusão. O fato aconteceu na madrugada do dia 10 de janeiro, deste ano, quando os alunos Antônio Carlos Ribeiro Grein, Joaquim Antônio Guimarães de Oliveira Portes, João Maurício Virmond, Nure Calluf, Roberto Requião de Mello e Silva e Víctor Paulo Miroslau, burlando a vigilância da guarda, penetraram nas dependências do quartel à Praça Osvaldo Cruz e pintaram o cavalo que serve de montada ao capitão Sílvio Cardoso. Irão os seis, agora, a julgamento, tendo ontem comparecido à primeira parte do mesmo confiantes e sorridentes acreditando-se que sua brincadeira ficará por isso mesmo. Estão sendo defendidos pelos advogados Ildefonso Marques e Ataliba Alvarenga.”

O senador, que governou o Paraná três vezes e vai tentar se reeleger para o Congresso, deve se orgulhar do feito – daí a reprodução da foto. Será que, assim, tenta emplacar uma vice na chapa do capitão Bolsonaro. Daria uma dupla e tanto, não?

 

Compartilhe

2 ideias sobre “Lembranças de um cavalo cor de rosa

  1. Acir

    Neste caso o oficial de dia era meu pai. Ele viu o caso e não entregou o nobre canalha ao superior. Por isto levou 2 dias de cadeia. Lhe custou 2 anos na aposentadoria. Isto mostra o político e a pessoa sem índole deste ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.