7:41A difícil escolha do vice

Por Ivan Schmidt 

Os pré-candidatos ao governo estadual, precipuamente os três mais citados pela mídia e identificados pela opinião pública, abstraídas as muitas diferenças existentes entre si e outras questiúnculas, se debatem com um ponto comum: nenhum deles teve condições de revelar o nome de quem estará a seu lado na chapa oficial, disputando a vice-governadoria.

Na verdade, o fato aponta para as dificuldades inerentes aos grupos partidários, até aqui verificadas, na formação das alianças em torno desse ou daquele candidato, tendo em vista que o período que antecede as convenções é dedicado a uma interminável charla entre os que têm – ou pensam ter – algo a oferecer, e a outra parte que anseia receber apoio decisivo na figura política finalmente escolhida para a chapa.

Um pormenor obrigatório nessa discussão é, certamente, a escassez de nomes respeitáveis num cenário cada vez mais desprovido de homens e mulheres que honram a carreira política com uma folha de serviços exemplar.

O xadrez que se joga nessas ocasiões, na maioria das vezes sequer cogita o exame do caráter ou da personalidade – além da vida pregressa – dos virtuais companheiros de chapa do candidato majoritário, que não raro mais do que a frustração na contagem dos votos, passam a representar peso insuportável na campanha eleitoral, e se eleitos, no futuro governo.

Pode-se pensar também, e essa é uma hipótese ponderável, que a opção definitiva pelo nome do vice deva ser deixada para o momento último prescrito pela legislação eleitoral, ou seja, a realização das convenções partidárias até os primeiros dias do próximo mês de agosto, tendo em vista a importância que a figura do vice passou a ter de uns tempos para cá.

A lembrança imediata é a de Itamar Franco, o vice de Fernando Collor, que assumiu o posto e teve tino suficiente para realizar um excelente governo, abrindo o caminho para a correção da economia com o Plano Real e a viabilização da candidatura de Fernando Henrique Cardoso à presidência da República.

O mesmo dificilmente poderia ser dito a respeito de Michel Temer, vice de Dilma Rousseff, que recebeu a presidência de mão beijada com o impeachment da titular, para amargar a experiência de ver alguns ex-ministros de sua inteira confiança na cadeia e outros a caminho.

E pior, descer a humilhantes percentuais na avaliação dos cidadãos brasileiros, como nunca houve na história recente do país.

Para não dizer que não falei de flores, com a célere aproximação do limite imposto pela Justiça Eleitoral e sem maiores feitos de natureza política a demarcar as pré-campanhas a ponto de empolgar os eleitores – nunca se viu um debate tão pobre – os pré-candidatos Ratinho Jr, Osmar Dias e Cida Borghetti vão cozinhando em fogo baixo suas principais propostas e fórmulas para governar.

Como observadores e possíveis beneficiários dessa fase ainda carente de pontos fortes e incisivos, o senador Roberto Requião e o ex-governador Beto Richa, que pretendem confirmar e/ou conquistar uma cadeira no Senado, assim como o senador Álvaro Dias, cuja meta sonhada desde os anos 80 é ser presidente da República, buscam abertamente uma colocação equidistante das pré-campanhas para o governo, ao passo que beliscam aqui e ali os votos de um eleitorado ainda em fase de indefinição. Álvaro, inclusive já deixou claro que não dará apoio exclusivo a nenhum dos postulantes ao governo do Estado, apesar do irmão Osmar disputar pelo PDT.

Requião, ao que parece o mais preocupado com o futuro imediato, quer em troca de apoio a quaisquer dos três pré-candidatos que lideram a corrida, a vaga de vice-governador para o irmão Maurício, a quem não conseguiu emplacar no Tribunal de Contas.

O ex-governador Beto Richa, por sua vez, não titubeia em rodear o alambrado, na feliz definição de Leonel Brizola, mesmo porque os votos necessários para chegar à Câmara Alta são os mesmos que, afinal, serão dados a Ratinho, Osmar ou Cida.

No cenário de uma eleição diferente de todas as anteriores no Paraná, uma figura relevante é a do deputado Ricardo Barros, que a cada passo tira um coelho da cartola operando bem mais como um criador de factótuns.

Compartilhe

Uma ideia sobre “A difícil escolha do vice

  1. Wilson Portes

    Caro amigo Ivan, hoje é seu dia
    A aguda percepção do
    momento político nacional o credencia para uma análise do que ocorre no Paraná, no que diz respeito ao desembaralhamento promovido pelo Centrão com sua aderência à candidatura Alckmin.
    Mãos à obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.