8:26Impossibilidade filosófica

…. Na final da Eurocopa, há dois anos, Portugal venceu a França e sagrou-se campeão da Europa. Agora, na final da Copa, a França venceu a Croácia e passou a ser campeã do mundo. Isso significa que a França é a melhor do mundo e a segunda melhor da Europa –o que constitui uma impossibilidade filosófica, como é óbvio. (Ricardo Araújo Pereira)

 

Modric é uma fraude

O croata opera uma burla sobre todos os espectadores sempre que toca na bola

melhor jogador da Copa, o croata Luka Modric, opera uma burla sobre todos os espectadores sempre que toca na bola. A gente vê um passe e pensa: parece fácil. Ele recebe a bola e dizemos: também consigo. E depois vamos buscar uma bola, só para confirmar que, de fato, temos um talento até agora ignorado, inclusive por nós, para o futebol. Muito rapidamente descobrimos que, ou a nossa bola está avariada, ou a do Modric tem truque.

E o embuste envolve uma conspiração global. Nos jogos em que Modric participa, costuma acontecer que os outros 21 jogadores jogam com uma bola parecida com a que a gente tem em casa, mas ele joga com a especial. Não sei qual é o momento em que eles trocam a bola, nem que ilusão usam para que quem assiste não se aperceba da troca, mas está muito bem feito. Só que a mim eles não enganam.

Já Olivier Giroud, o centroavante francês, é um verdadeiro prodígio. Ele, sim, fez o que nenhum de nós conseguiria. Trata-se de um homem cuja profissão é chutar e fazer gols. Em sete jogos não acertou um único chute no gol. Nem um. Zero. É preciso ser um grande jogador para conseguir o lugar de centroavante titular da equipa campeã do mundo sem nunca ter cumprido a principal função de quem joga naquela posição.

Bem sei, bem sei: quem sabe de futebol elogia o Giroud. O futebol não é só o gol e o Giroud faz muitas coisas importantes. Movimentações. Ocupação de espaços. Temporizações. Fixação de zagueiros. Certo. Mas eu não tenho estudos suficientes para atingir essas erudições. Para mim, ele foi o torcedor que conseguiu o melhor lugar da final. Assistiu mesmo no gramado. Quando entraram aquelas ativistas, achei um milagre que os seguranças não o tivessem levado também.

Na final da Eurocopa, há dois anos, Portugal venceu a França e sagrou-se campeão da Europa. Agora, na final da Copa, a França venceu a Croácia e passou a ser campeã do mundo. Isso significa que a França é a melhor do mundo e a segunda melhor da Europa –o que constitui uma impossibilidade filosófica, como é óbvio.

Portanto, o resultado de ontem não faz sentido. É uma daquelas violações da lógica que pode mesmo pôr em causa o funcionamento do universo. Só vejo uma solução, a bem da segurança de todos: que Portugal seja nomeado administrativamente campeão do mundo. Nós aceitamos, em nome da salvação da humanidade.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.