11:59Digital e coisa e tal

Do jeito que veio

Está no ar o Governo Digital, que oferece num único espaço 212 serviços ao cidadão, desde o pagamento do IPVA até acesso ao boletim escolar de alunos da rede estadual e relação de medicamentos das Farmácias do Paraná. Quem já tem a Identidade Digital pode receber informações personalizadas.
É possivel consultar o saldo do Nota Paraná e há também opções de emissão de guias e certidões do Instituto Ambiental do Paraná, consulta a vagas de emprego ou pedido de seguro-desemprego.
O site permite acesso a serviços como emissão de primeira e segunda via da Carteira de Identidade, além de acesso aos serviços da Copel e Sanepar.
Para ter acesso ao Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade.

Na área do Desenvolvimento Urbano, é possível acompanhar o andamento de todas as obras em execução nos municípios relativas aos projetos apresentados pelas prefeituras ao Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu). A novidade é que dá para visualizar as fotos de cada obra, sempre atualizadas com a última medição feita pelo técnico que fiscaliza a obra.  A ferramenta dá acesso a todos os dados relativos a cada obra: município executor, número do projeto, lote, data da assinatura do contrato, valor, nome e CNPJ da empresa contratada, valor contratado para a empreitada e objeto da obra. Importante instrumento de fiscalização para a população. Pelo Governo Digital, também dá pra saber detalhes de todas a licitações autorizadas aos municípios. O sistema informa a relação dos municípios, o objeto, o valor a modalidade de cada licitação e a data em que foi entregue o edital. Há ainda um link para os sites das prefeituras que dá acesso aos editais.

COMO USAR – Mesmo quem não tem a Identidade Digital pode se conectar ao site www.governodigital.pr.gov.br  para acessar as informações sobre os diversos serviços do governo estadual.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.