12:31Pundonor

De Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário (http://www.oinsultodiario.com/)

Um policial militar do Rio deixou a corporação depois de sofrer ameaças de morte. A razão: foi fotografado – e, claro, caiu na rede – dando um selinho em outro homem. Se o outro era também policial não se sabe, parece que não, pois se fosse também estaria no olho da rua.

O que o militar ofendeu com o beijo? Explico, está nas leis da polícia militar, as únicas que contêm essa cláusula: o pundonor. Vale a pena conferir no dicionário. Pundonor é palavra do português derivada de expressão italiana, punto d’onore, ponto de honra.

Ferir o pundonor não é crime, não é infração disciplinar. É ato que em tese ofende a honra da tropa. Que honra, neste caso? A virilidade, atributo masculino. Um sentimento desatualizado, do tempo em que homossexuais carregavam a imagem de afeminados, nada viris, ‘frescos’, em suma.

Beijar um homem, nestes tempos em que forças militarizadas já têm mulheres – algumas possivelmente lésbicas -, não necessariamente mexe com a honra da tropa. Mexe com outro sentimento, o da insegurança masculina diante do convívio com colegas homossexuais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.