17:18Perda total

De Rogério Distéfano, no blog O Insulto Diário (http://www.oinsultodiario.com/)

Incongruência – se quiserem: ‘incoerência – a eleição para o Senado. É majoritária, elege o mais votado. O mandato é de oito anos, um absurdo; nos EUA, copiado por Rui Barbosa, é de seis. Três senadores por Estado, outro absurdo; nos EUA, idem, são dois, haja vista tamanho dos dois países e eleitorado dos diversos Estados brasileiros. As eleições ocorrem de quatro em quatro anos, para escolha de 1 e 2/3 dos senadores, ou seja, elegemos um e dois a cada eleição.

A eleição, repito, é majoritária. Mas só no papel, porque na de 1/3 os candidatos disputam entre si; na de 2/3 não disputam, apenas seus nomes são postos em disputa. Não há disputa entre currículos.  ‘Currículo’ na política brasileira significa o dito ‘recall’, o grau de impacto da história do candidato em eleições anteriores. Ou sua fama na vida privada: o eleitor acha que o famoso faz milagres. Desinformado, vale o que o eleitor pensa que conhece do candidato; no geral, nada que interessa.

Na eleição dos 2/3 não há disputa, sim a apresentação das ‘propostas’, sempre o impraticável, o mirabolante e não raro fora da alçada do Senado. No Paraná, tudo indica que a próxima eleição dos 2/3 dará Roberto Requião e Beto Richa – sob aliança branca, eles que se dizem diferentes como o vinagre e a água de colônia. O Estado deixa de apostar em nomes interessantes como Oriovisto Guimarães e Ney Leprevost. Requião e Richa ganham, o Paraná perde. Perda total.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Perda total

  1. Jorge

    o terceiro senador (biônico) foi inventado no regime militar para manter maioria do governo.
    Com o fim do regime e a “volta da democracia” os espertalhões corruptos mantiveram o terceiro.
    A história se repete com uma diferença: se em 64 o povo apoiou o golpe pra evitar um regime tipo Rússia/Cuba assumisse, hoje o povo tende a escolher Bolsonaro contra essa corrupção endêmica e desenfreada. Corrupção sempre houve mas Lula inovou: fez da corrupção ferramenta de poder, Comprou com dinheiro do povo além do sítio, apto..etc, a maioria do congresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.